Posso ser santo como São José

Posso ser santo como São José, homem justo e fiel a Deus. É possível imitar sua santidade. Sobre São José, diz Santa Teresa, no livro da sua vida:

“Quem não achar mestre que lhe ensine a orar, tome este glorioso Santo por mestre, e não errará no caminho”. O conselho vem de uma alma experimentada. Segue-o. (Caminho, 561)

Posso ser santo como São José

Créditos: rudall30 by GettyImages

Santidade ao pé da porta

Na Exortação Apostólica Gaudete et exsultate, sobre o chamado à santidade no mundo atual, o Papa Francisco falou sobre a existência de uma “classe de santos” muito peculiar, aqueles que vivem uma “santidade ao pé da porta”. Ele assim explicou: 

“Gosto de ver a santidade no povo paciente de Deus: nos pais que criam os seus filhos com tanto amor, nos homens e nas mulheres que trabalham a fim de trazer o pão para casa, nos doentes, nas consagradas idosas que continuam a sorrir. Nesta constância de continuar a caminhar dia após dia, vejo a santidade da Igreja militante. Esta é muitas vezes a santidade “ao pé da porta”, daqueles que vivem perto de nós e são um reflexo da presença de Deus, ou – por outras palavras – da “classe média da santidade” (Papa Francisco, Gaudete et exsultate, nº 07).

Um grande santo nas coisas simples

São José, obviamente, foi um grande santo. Mas um grande santo nas coisas simples. O Papa fala justamente destes santos tão necessários nos nossos dias. Os santos que não fazem alarde, que não buscam ser vistos ou reconhecidos e aplaudidos, assim como foi o esposo de Maria. José, com certeza, é um modelo de santidade ao pé da porta. Trabalhou para trazer o pão para casa, para sustentar sua família.

Posso ser santo como São José

São José enfrentou dificuldades, perseguições, perigos, mas tudo na simplicidade, sem chamar a atenção para si. Não exaltou a si mesmo por ser misericordioso com a situação de Maria, tampouco se colocou como melhor que outros por ter sido escolhido como pai nutrício do Messias esperado. Não, José optou pela simplicidade, pelo silêncio, aliás, não há uma palavra sequer que tenha saído da boca de José que esteja na Bíblia. Ele escolheu o escondimento.

Ser santo como José

Quando olhamos hoje para o grande santo, que é São José, podemos pensar que é impossível ser santo como ele. Patrono da Igreja Universal, o justíssimo José, guardião da Sagrada Família. Mas, na verdade, a vida de José deve ser motivação e inspiração para a nossa busca por santidade: posso ser santo como São José.

“Tão simples, tão pequeno, um carpinteiro e nada mais”, como diz a canção. Sem holofotes, curtidas, aplausos, mas com fidelidade naquilo que Deus lhe confiou como missão. Sim, você, eu, todos podemos e somos chamados a ser santos como São José.

Queira as características da santidade de José, José, é o homem justo” (Mt 1,19) . Deseje para sua vida: Sim, é possível.

São José, valei-nos! 

Seu irmão,

Deividson Francisco

Deividson Francisco