Por onde recomeçar? Na nossa caminhada de fé e também na nossa jornada humana, pode acontecer de as situações difíceis, os sofrimentos e as tribulações nos levarem ao desânimo e até mesmo a desistir.
Nessa hora, é preciso pedir a graça de recomeçar. E aí surge uma pergunta: Por onde e como recomeçar?
Dificuldades e sofrimentos são inevitáveis
As situações difíceis e os sofrimentos são inevitáveis na vida de qualquer pessoa, esteja ela no contexto que for. Seja rico, seja pobre, seja uma pessoa simples e sem estudos, seja um grande acadêmico e conhecedor da ciência, seja um religioso, seja um ateu. Dificuldades e sofrimentos são para todos, e ninguém escapa dessa condição. A questão está em como lidar com o sofrimento e aproveitar dele para crescer na fé e se tornar uma pessoa melhor. Como isso é possível?
A Palavra de Deus aponta o caminho
Algo imprescindível para que sigamos firmes e perseverantes na nossa caminhada de fé é a escuta da Palavra de Deus, e ela se revela de diversas maneiras, mas especialmente através da Bíblia podemos ter esse contato direto com ela. Ela nos ajuda a encontrar sentido nessas situações difíceis e nos ajuda, sobretudo, a superá-las. Ela aponta por onde podemos recomeçar. Preste atenção:
“Que teu coração deposite toda a sua confiança no Senhor! Não te firmes em tua própria sabedoria! Sejam quais forem os teus caminhos, pensa nele, e ele aplainará tuas sendas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos, teme ao Senhor e afasta-te do mal. Isto será saúde para teu corpo e refrigério para teus ossos.” (Provérbios 3, 5-8)
Essas palavras estão cheias de ensinamento, e vale a pena você refletir e rezar com cada uma delas. Se você está em busca de sentido para recomeçar, se está querendo uma direção para sair do desânimo, leia e reze com estas palavras.
Por onde recomeçar?
Reflita onde você tem colocado sua confiança? Em você mesmo ou outras pessoas? Que sabedoria e entendimento o tem iluminado? Você tem buscado a sabedoria que vem de Deus ou confiado só no que você pensa? Você ainda teme a Deus e tem lutado contra o pecado ou já deixou essa luta de lado? Há quanto tempo você não conversa com Deus sobre seus planos, projetos e sonhos? São alguns dos questionamentos que este trecho das Sagradas Escrituras pode nos trazer. A resposta a estes questionamentos revelará a você uma saída, um ponto de recomeço, tenho certeza disso.
Deus é sempre o ponto de partida
Não podemos nos enganar. Deus é sempre o ponto de partida. Para qualquer situação que vivermos, sejam boas ou ruins, Deus deve ser sempre a nossa fortaleza, nossa fonte de sabedoria, nosso refúgio restaurador. Porque “dele, por ele e para ele são todas as coisas” (Rm 11,36).
Por onde recomeçar? Recomece por aqui. Coloque Deus no centro novamente.
Seu irmão,
Deividson Francisco
Comunidade Canção Nova