Permanecer na luz

Permanecer na luz é colocar em prática o que diz o salmista: “Vossa Palavra é um facho que ilumina meus passos, uma luz em meu caminho” (Sl 118,105).

Permanecer na luz

Crédito: artisteer by GettyImages

No mês de setembro, somos convidados a dar maior atenção à Palavra de Deus, é o mês dedicado à Bíblia. Você tem o hábito de orar com a Palavra? Sabia que a Sagrada Escritura é considerada como luz que ilumina nossos passos?

A Palavra de Deus é luz, pois Jesus é o centro e o coração da Sagrada Escritura. Nele se cumprem todas as promessas feitas no Antigo Testamento para o povo de Deus. Ele veio para iluminar aqueles que estavam perdidos nas trevas: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não caminha nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12).

A Palavra de Deus apresenta Jesus como Luz, mas, uma vez iluminados, devemos proceder como filhos da luz: “Outrora, éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor. Procedei como filhos da luz. E o fruto da luz é toda espécie de bondade, de justiça e de verdade. Discerni o que agrada ao Senhor e não tomeis parte nas obras estéreis das trevas, mas, pelo contrário, denunciai-as. Eis por que se diz: Desperta, tu que estás dormindo, levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará” (Ef 5,8-11.13b)

Permanecer na luz

Para permanecer na luz, é preciso romper com as trevas: “A mensagem que dele ouvimos e vos anunciamos é esta: Deus é luz e nela não há trevas. Se dissermos que estamos em comunhão com ele, mas caminhamos nas trevas, estamos mentindo e não praticamos a verdade. Mas se caminhamos na luz, como ele está na luz, então estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 Jo 1,5-7). 

Quando rompemos com o pecado, a luz de Cristo invade nossa alma. Vamos fazer a experiência com a Palavra de Deus? Deixemo-nos iluminar por Cristo!

Sua irmã,

Cássia Duarte leal
Comunidade Canção Nova

Cássia Duarte Leal