Perdoar sete vezes por dia. “Quanto mais conscientes estivermos de nossa miséria e de nossos pecados”, disse, certa vez, o Papa Francisco, “mais experimentaremos o amor e a misericórdia infinita de Deus por nós e mais seremos capazes de olhar para os muitos ‘feridos’ que encontramos ao longo do caminho com aceitação e misericórdia”.
Para isso, é necessário atenção ao que nos diz o Nosso Senhor: “Esteja em guarda! Se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoe-o. E se ele errar com você sete vezes em um dia e voltar para você sete vezes dizendo: ‘Sinto muito’, você deve perdoá-lo (Lucas 17, 3-4).
Perdoar sete vezes por dia
As palavras de Jesus devem ser levadas a sério. O perdão deve ser dado repetidamente. Não podemos hesitar em oferecê-lo, especialmente para aqueles que se arrependem sinceramente.
Uma das primeiras coisas que devemos observar nessa passagem é que, quando alguém peca contra nós, devemos repreendê-lo. A repreensão não deve ser um ato voltado para a vingança; ao contrário, deve ser feito de modo a convidar o arrependimento.
Esta é a única razão para a repreensão do outro. Se tivermos a sensação de que alguém que peca contra nós pode estar aberto às mudanças, devemos repreendê-lo com amor. E, quando eles aceitam e buscam nosso perdão, devemos oferecê-lo.
Mas e quando o pecado é cometido repetidas vezes? Pode tornar-se cansativo e desanimador. É fácil tornar-se cético sobre a autêntica tristeza de quem busca o perdão. Agindo assim, estaremos experimentando o amor e a misericórdia infinita de Deus por nós.
Manifestemos tristeza àqueles que magoamos
A Sagrada Escritura também nos revela a importância de expressar nossa tristeza àqueles a quem magoamos. É perigoso simplesmente presumir que o outro perdoará. Há um grande poder em realmente dizer ao outro: “Por favor, perdoe-me, sinto muito pelo meu pecado”. Embora essas palavras possam ser difíceis de dizer, são palavras de grande cura.
Reflita, hoje, sobre o ato de pedir perdão e oferecê-lo ao outro. Todos nós recebemos inúmeras oportunidades para perdoar e buscar o perdão. Não hesite em fazê-lo; e você ficará grato por ter feito isso.
Seu irmão,
Kaíque Duarte