Ouvir a Deus

Como ouvir a Deus? Existe um modo seguro de saber o que Deus me fala? Gosto da sabedoria dos monges e eremitas dos primeiros séculos que nos ensinam que o caminho seguro para Deus é Jesus Cristo, através de Sua encarnação.

Nenhuma novidade nisso, porque Jesus mesmo disse: Ninguém vai ao pai senão por Mim(Jo 14,6).

Ouvir a Deus

Créditos: by Getty Images / MTMCOINS

O diferencial é: estão dizendo que na vida humana existem pistas e também um caminho seguro para se chegar a Deus. No caso do Cristo, vemos uma maneira perfeita de ser homem, mas, ainda assim, plenamente humano.

Então, para ouvir a Deus, comecemos, bem humanamente, ouvindo as pessoas

Você consegue ouvir calado enquanto te apresentam um argumento que você acredita estar errado desde o início? Você espera calado enquanto te ofendem? E, mais do que isso, você está realmente ouvindo ou só está esperando que a boca do outro se feche enquanto repassa, mentalmente, suas posições ou defesa?

Desculpe ser desagradável, mas não dá para acreditar naqueles que dizem que Deus falou isso ou aquilo e, no dia a dia, não escutam ninguém. Talvez, se dissessem: “Deus me chacoalhou para eu prestar atenção e aí me disse isso e aquilo!”, eu poderia acreditar.

Ouvir a Deus

Então, em primeiro lugar, para ouvir a Deus é preciso começar a escutar as pessoas quando elas falam, sem interrupções, sem apresentar soluções rápidas e mágicas, sem conselhos. Treine-se a ouvir: olhe nos olhos, interesse-se, conecte-se. Como bem explica São João: Se alguém diz: eu amo a Deus, mas odeia o seu irmão, é um mentiroso” (1Jo 4,20).

Já reparou que as grandes dores não podem ser explicadas com palavras? Do mesmo modo, os que sabem ouvir não são aqueles que utilizam os ouvidos, mas o coração. O amigo, a esposa, a mãe ou o pai nos dizem: “Aconteceu alguma coisa? Você não está bem…”. E nós ficamos pensando: “Nem falei nada!”. Escutaram com o coração.

Escutar com o coração

E, para escutar com o coração, só existe um caminho: amar. Então, refaçamos o passo a passo: treine ouvir, para que, desse modo, comece a amar e, de repente, você estará ouvindo de verdade!

São Tomás nos ensina que a vida espiritual tem dois níveis: no início, precisamos estudar (conhecer) para poder amar a Deus, porque ninguém ama o que não conhece. Mas, depois, precisamos amar a Deus para conhecê-Lo, pois as coisas mais elevadas só nos estão acessíveis por meio do amor.

Seu irmão,

Flavio Crepaldi

Flávio Crepaldi