Ou santos ou nada mais. Deus espera de cada um de nós que sejamos santos, aliás, esta palavra descreve as coisas separadas do que é comum ou impuro, cuja fonte é Deus.
“Todos na Igreja quer pertençam à hierarquia, quer por ela sejam pastoreados, são chamados à santidade”, afirma o Concílio Vaticano II. Todos nós, nos mais diversos estados de vida, somos chamados à santidade, e possuímos esse chamado divino enraizado no mais profundo da nossa alma.
O desejo do Pai para conosco é que busquemos uma vida reta, lutando contra o pecado e todo tipo de impureza. “A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações, pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo 1Pd 1, 15-16.”
Precisamos da santidade em tudo o que fazemos. Cultivar um coração voltado para o Senhor na realização das tarefas diárias: no pensar, falar, sentir e agir, nossa meta acima de tudo é o céu.
Ou santos ou nada mais
Em meio às tribulações, no sofrimento, no trabalho, na perseguição em tudo o que fazemos, e somos “ou santos ou nada mais”. Não podemos ter um coração dividido, preso às coisas deste mundo, mas sim um olhar fixo nas coisas do alto. Precisamos ser concretos na busca pela santidade, fazendo um itinerário, com metas e penitências, no jejum a na vida de oração.
A santidade se faz nas pequenas coisas, na docilidade com atitudes semelhante as de Jesus. Faz-se na paciência, aceitando as contrariedades da vida, obedecendo sem murmurar. Faz-se até mesmo no sofrimento, na integridade e no bom uso da “autenticidade” para crescer em santidade.
A santidade se dá na decisão de um coração voltado para o Senhor
A santidade é para todos e não só para uns quantos privilegiados: não consiste em realizar coisas extraordinárias, mas em cumprir, com amor, os pequenos deveres de cada dia.
Para que essa graça se realize em sua vida, peça o auxílio do Espírito Santo. Para que tenha sua fé aumentada, realize com sabedoria e discernimento a vontade do Senhor.
Vem, Espírito Santo, em meu auxílio! Eu quero, desejo ser santo. Renova em mim a Tua unção, enche-me da Tua presença. Dai-me a graça de lutar pela santidade, mudar o que é preciso, ser fiel a Tua Palavra e aos Mandamentos do Senhor. Amém!
Deus abençoe você!
Bianca de Campos