Os melhores pais são exemplos de virtude, chamados a ensinar os filhos no caminho para a vida. É, sem dúvida mais assertivo prepará-los, desde a infância, para que saibam tomar decisões.
Guardar a fé!
Nossos filhos precisam ser bem treinados: um bom treinador oferece à equipe estratégias e métodos para que seu time seja vitorioso, cada um cumprindo seu papel.
É preciso também prudência para não “forçar” os filhos a viverem nossos sonhos; a ser aquilo que não conseguimos ser quando éramos mais jovens, mas, em vez disso, podemos deixar nossa marca de uma vida vivida em Deus.
O legado que podemos deixar para nossos filhos é a fé, nossa maior herança. Para que, ao fim da nossa jornada aqui nesta terra, como pais, possamos dizer o que está escrito em São Paulo a Timóteo: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé”. (2 Tm 4,7)
Não se prive da graça!
Papa Bento XVI nos diz: “Uma nação sem filhos é uma nação sem futuro”. Não tenha receio de deixar seu legado, pensando na posteridade ao fim da vida. Para tanto é preciso viver em santidade, na comunhão com Deus e testemunhando.
A você que é pai e mãe, ou traz em si essa sublime vocação, não se prive da graça de ser concriador com Deus: Ele garante toda a força para educarmos nossos filhos em todos os âmbitos da vida: intelectual, moral, físico e, principalmente, na fé.
Recordemos que, no altar, ao recebermos o sacramento do matrimônio, aceitamos os filhos que o Senhor bondosamente nos conceder.
Cada filho que nasce traz consigo uma graça: o amor se alarga em nossos corações e se multiplica cada vez mais!
Somos reabastecidos pela força de Deus, sem ser privados de nenhuma dificuldade; é acolhendo cada uma delas com disposição que seremos mais santos. “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” (1 Cor 11,1)
Os melhores pais
A vida é feita de desafios. Precisamos estar presentes na vida dos nossos filhos, seguir em frente, tendo a consciência dos valores, mas também do poder de decisão em determinado momento. Sem fugir das responsabilidades, nossos filhos, precisam ser “cuidados”, cultivados para que se tornem árvores frondosas, com troncos fortes capazes de nos dar dos seus frutos e podermos descansar à sua sombra.
Neste mês dedicado à Sagrada Escritura busquemos com sabedoria os santos ensinamentos; que sejamos os melhores pais, alegrando nossos filhos com nossas atitudes. Certamente, a recompensa virá!
Pense nisto!
Andreia Cristina
Comunidade Canção Nova