Orai e vigiai. Ser vigilante consiste em guardar o coração. A guarda do coração precisa ser constante, pois “onde está o teu tesouro, aí também estará o teu coração” (cf. Mt 6,21).
É verdade que, em alguns momentos da nossa vida, desejamos evitar a dor, o sofrimento, o medo e tudo que, de alguma forma, nos desestabilize.
O Evangelho, segundo São Mateus, nos adverte: “A carne é fraca” (cf Mt 26.41). Essa carne está sujeita ao pior, ao erro, ao pecado e, consequentemente, à morte. “Orai e vigiai para não cairdes em tentação. O espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26,41).
Alguns versículos antes, Cristo Jesus chama Pedro, Tiago e João para estarem juntos com Ele.
Jesus ora ao Pai para que o cálice seja afastado de Sua presença, mas, logo em seguida, o Senhor submete-se à Sua vontade. Ao voltar para juntos dos seus escolhidos, encontra-os dormindo (cf. Mt 26, 37-40). A tentação vem como o sono, nos deixando vulneráveis e sem reações diante do mal apresentado.
Orai e vigiai
Qual é a finalidade da tentação? A tentação nos leva ao pecado e à morte. Por sua vez a provação, leva ao crescimento do homem interior em vista de uma virtude comprovada.
O Espírito Santo nos faz discernir entre uma e outra (cf. CIC 2847). É impossível que a alma não seja tentada, nos diz São Jerônimo, pois o Senhor não disse “para que não sejais tentados”, mas sim “para que não caias em tentação”.
Não cair em tentação envolve uma decisão feita com o coração
Neste combate, a vitória só é possível pela oração, assim como Jesus Cristo nos ensina. Na oração do Pai Nosso, pedimos ao Senhor que não nos deixeis cair em tentação (cf. Mt 6,9-13), e Ele quer nos livrar delas, mas para isso precisamos pedir incessantemente.
Devemos portanto orar para não nos separarmos d’Ele nem por um curto espaço de tempo, pois Ele é o Vencedor do mal e das tentações.
Tenho um convite para você, faça isso agora, comece com uma simples oração: “Pai Nosso que estais nos Céus,
santificado seja o vosso Nome,
Pai Nosso que estás nos Céus (…)”. Orai e vigiai!
Seu irmão,
Thiago Teodoro
Comunidade Canção Nova