Onde posso encontrar Deus? Como posso estar em Sua presença? São perguntas que surgem principalmente quando estamos nos sentindo perdidos, pois mesmo sabendo que Ele está em toda parte, nós O procuramos em qualquer lugar, sem rumo ou firme decisão.
Para encontrar Deus, não precisamos procurá-Lo no céu. Podemos encontrá-Lo bem perto de nós, nas criaturas que Ele mesmo criou. Nelas é que, em princípio, devemos procurá-Lo. Todas nos mostram algumas das perfeições divinas, todas são como degraus para nos elevar a Deus.
Onde posso encontrar Deus?
Podemos encontrá-Lo pela oração, “pois Deus está muito perto dos que confiantemente o invocam” (cf. Sl 114,18), e nossa alma se alegra em invocá-Lo. Na oração, encontramos o Caminho, a Verdade e a Vida, e ninguém vai ao Pai senão pelo seu Filho Jesus (cf. Jo 14,6).
Quando O procuramos na oração, andamos pelo caminho que queremos ir, encontramos a verdade aonde queremos chegar e alcançamos a vida onde queremos permanecer.
Para encontrar Deus também podemos entrar em nós mesmos ou, como dizia Santa Catarina de Sena, na nossa cela interior, e contemplar com os olhos da fé o Senhor que habita em nossa alma.
Santo Agostinho, por muito tempo, procurou onde estava Deus, e, quando descobriu, exclamou: “Tarde te amei, Beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Eis que estavas dentro de mim, e eu lá fora a te procurar! Estavas comigo, e eu não estava em ti”.
Onde está Deus?
Deus está na Sua criação, na oração que fazemos, no nosso interior. O Senhor cultiva a Sua presença em nós com paciência, como se cuidasse de um jardim. Somos o centro da criação e da Sua amizade, por isso Ele não está bem perto, Ele está dentro: Deus está aqui!
Seu irmão,
Thiago Teodoro
Comunidade Canção Nova