O sofrimento e suas possibilidades

O sofrimento e suas possibilidades nos revelam que as pessoas sofrem não apenas porque sentem dor, uma vez que o sofrimento é muito mais do que isso.

O sofrimento e suas possibilidades

Créditos: by Getty Images / PeopleImages

O sofrimento que vivemos é uma luta com diferentes formas de dor psicológica que temos: emoções difíceis, pensamentos persistentes, memórias desconfortáveis e os impulsos que elas nos geram e toda sorte de sensações indesejadas. Não apenas as dores psicológicas, mas as dores advindas dos sofrimentos corporais e tantas realidades que podem nos afligir. 

O sofrimento e suas possibilidades

As dores, sejam elas quais forem,  nos fazem pensar, sentir, ressentir, antecipar e temer. Portanto, veja quantas coisas são despertadas em nós por um sofrimento. 

Agora, imagine que muitos de nós vivemos diversos sofrimentos, mas temos uma outra grande sorte de lindas possibilidades. Dispomos de coragem, de profunda compaixão e de uma habilidade única do ser humano, que é a de seguir em frente, mesmo aquelas pessoas com as mais sofridas histórias de vida. 

Quando somos convidados, ou até mesmo forçados, a tomar decisões fortes e definitivas, invariavelmente teremos algum grau de desconforto pela mobilidade que estamos sendo convidados a ter. 

É no movimento de vivenciar a dor, seja qual for ela, e passar por sofrimento, não é sentido da mesma forma, mas pode ser usado como forma de superação das adversidades, bem como sair de si, para outras formas de ver a vida .  

Uma grande experiência

É do sofrimento para o engajamento da vida que vamos passar por uma grande experiência. Quando a necessidade nos pede uma resolução, não é incomum que algumas pessoas possam até mesmo sentir-se imobilizadas, paralisadas.

Nesse momento, é importante compreender que, para lidar com o luto, passaremos por ele; ao lidarmos com a ansiedade, passaremos por ela, ou seja, não dá para simplesmente ignorar a situação no intuito de esquecê-la, mas vivenciar todas as emoções que vão surgindo, bem como as formas de passar pela situação. 

Mesmo que saibamos que vamos morrer, convivemos com o futuro, mesmo sabendo que podemos ser feridos, continuamos a amar, mesmo enfrentando a falta de sentido, temos ideias, ou seja, estamos vivos, presentes e comprometidos com nossa história e com seus desdobramentos, e essa postura, sim, nos ajudará a passar pelas dificuldades em nossa vida. 

“Com efeito, à medida que em nós crescem os sofrimentos de Cristo, crescem também por Cristo as nossas consolações” 2 Cor 1,5.

Unamos nossas dores ao Cristo sofredor porque Ele venceu a morte!

Um abraço fraterno, 

Elaine Ribeiro

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

Elaine Ribeiro dos Santos