O silêncio interior  

O silêncio interior nos permite ouvir claramente a voz de Deus. Todos nós temos a experiência de vivermos em dias de muito tumulto, agitação, fala a todo tempo, e também de movimentos que não param.

Redes sociais, aplicativos de comunicação, celular, computadores e tantas outros modos de nos agitarmos precisam ser equilibrados, para que tudo aconteça com harmonia em nossa vida.

O silêncio interior

Crédito: Osobystist by GettyImages

Mas, pensando num tempo de Quaresma, que já se aproxima, é interessante rever a nossa relação com nosso silêncio interior. Como temos vivido essa dimensão? Eu tenho conseguido parar e ter um tempo de silêncio, de não viver como escravo ao chegar em casa e, necessariamente, ter de ligar a TV, o rádio, ou celular com música?

Por que tenho medo das pausas e do silêncio?

Nas pausas conseguimos reelaborar o que ficou neste espaço vazio tão tomado pelos exageros tecnológicos. Tudo grita: os smartphones, os relógios conectados aos telefones, os smart peakers ou assistentes virtuais que ligam e desligam a música, as luzes, enfim, parece que vivemos um tempo que basta falar para que tudo aconteça.

Esse espaço interno de pausa parece que tem sido evitado por muitas pessoas: entrar nele pode ser um convite para visitar nossos acertos e erros, as coisas que devemos mudar, aquilo que devemos revisitar e fazer mudanças. 

Ser sábio envolve a capacidade de olharmos para dentro, olhar para as suas misérias, mas também para as suas conquistas. Silenciar para ouvir os barulhos interiores, de certa forma, dá medo, mas não tenha medo de assumir aquilo que precisa ser mudado, precisa ser revertido e que lhe faça crescer.

Organizando nossas ideias

Acalmar-se num mundo cheio de barulho parece impossível. Não é à toa que muitas pessoas buscam por retiros de silêncio. Ele traz benefícios emocionais intensos porque nos reserva um tempo — mesmo que seja pequeno e não  comum —, e permite com que possamos organizar nossas ideias.

Talvez, sua realidade não permita isso, mas não é impossível fazer. Nem que seja aqueles 10 ou 15 minutos de banho de meia hora antes de dormir. Silencie. 

Não tenha medo de estar sozinho consigo e suas ideias. Estar estimulado a todo tempo nos deixa em alerta e estresse. Portanto, ao contemplar, você acalma este temporal de emoções.

O silêncio interior

Você pode ter dificuldade num primeiro momento: respire devagar, encontre um cantinho, pare. Não é fácil, mas é possível e lhe trará um bem emocional enorme.

Faça a experiência de encontro consigo para também encontrar-se com a sua espiritualidade. 

“Mas o Senhor reside em sua santa morada; silêncio diante d’Ele, ó terra inteira!” (Habacuc 2,20).

Deus abençoe você!

Elaine Ribeiro