O que há em mim e o que há do Senhor em você? Essa pergunta deve ecoar em nosso interior. O Evangelista São Lucas narra: “Enquanto Jesus celebrava em Jerusalém a festa da Páscoa, muitos creram no seu nome, à vista dos milagres que fazia. Mas Jesus mesmo não se fiava neles, porque os conhecia a todos. Ele não necessitava que alguém desse testemunho de nenhum homem, pois ele bem sabia o que havia no homem” (Lc 2, 23-25).
Perceba que só foi possível acreditar no nome de Jesus por causa dos milagres que Ele fazia. E até hoje é difícil encontrar alguém que creia verdadeiramente no nome de Jesus, sem que tenha experimentado ao menos uma graça ou milagre na vida. Sem que tenha tido um encontro pessoal com o Senhor e, desse impactante momento, tudo mudou.
Mas se perguntássemos pessoalmente a Jesus o que há realmente no homem, qual seria sua resposta? Será que diria algo sobre egoísmo? Que há no homem um egoísmo capaz de só pensar e agir em favor próprio. Que existe no homem uma vontade e um desejo de ser mais e melhor que os outros.
Que sua capacidade de amar tem limites e só é voltada aos que dizem coisas que lhe agradam? Diria também que há no homem um gosto exagerado de ser plenamente bajulado?
O que há em mim
E se perguntássemos a Jesus o que há do Senhor no homem? Será que Ele responderia algo sobre mudança de vida, depois que esse homem teve uma experiência pessoal com o Salvador? Daria como exemplo tudo o que esse homem fazia de ruim antes e, agora, considera um erro e não quer mais viver assim?
Há, nesse homem que encontra Jesus, um desejo de não mais viver as coisas e nas coisas que o fazem “velho” e pecador porque a carne é tão fraca que ele corre grande risco de voltar ao erro e não mais sair?
Em todo o caminho da vida, sempre estarão expostas as nossas misérias. Algumas só Deus conhece porque sabe bem como fomos gerados e o que aprendemos nos primeiros passos dessa caminhada.
E quanto mais claro fica o conhecimento dessa misericórdia infinita, mais é preciso esforço concentrado para deixar o que há do homem que perece para trás e olhar para o que há do Senhor à frente dessa jornada.
Oração e vigilância
Orar e vigiar vai fazer com que eu seja mais do Espírito Santo e cada vez menos carnal. E, pode acreditar, no fim, os da carne “apodrecerão” e os do Espírito viverão para sempre na glória eterna!
Ao questionar o que há em mim, preciso ter a consciência que devo ser de Deus, não me enganar nem me iludir, porque a vida é feita de escolhas, e Deus respeita a sua!
Deus abençoe você!
Wallace Andrade
Comunidade Canção Nova