O que direciona sua vida?

Para quais caminhos você tem direcionado seus passos?

Pertencimento e conexão com algo superior são elementos importantes para nossa vida e nossa saúde mental. Inspirados no versículo “quem guarda os seus mandamentos permanece em Deus e Deus nele. E nisto conhecemos que Ele permanece em nós pelo Espírito que nos deu” (1 João 3,24), refletimos sobre como temos guardado mandamentos e permanecido em Deus.

Crédito: FangXiaNuo / GettyImages

Na psicologia, sabemos que o sentimento de isolamento é um dos fatores que mais fragilizam a pessoa em situações de ansiedade, angústia ou depressão. Sentir-se desconectado do outro e de algo maior gera um vazio que a alma humana não suporta por muito tempo. Sentir-se desconectado de um sentido maior em nossa existência também colabora com esse movimento de vazio.

Ao refletir sobre o que direciona sua vida, vamos observar o quanto nossa relação com Deus e Sua presença se dá no dia a dia. Esse versículo nos lembra que a presença de Deus em nossa vida não é abstrata, mas acontece quando vivemos concretamente o que Ele nos ensina. Na psicologia, aprendemos que ter valores claros e praticá-los gera coerência interna, fortalece a identidade e traz paz ao coração.

Quando João afirma que permanecer em Deus é guardar seus mandamentos, ele nos lembra que a experiência espiritual também é ação prática, ética e relacional. Guardar os mandamentos não é apenas cumprir regras, mas viver em coerência com o amor, a misericórdia, a verdade e a justiça que Jesus nos ensinou. E ao fazermos isso, experimentamos intimamente a presença de Deus em nós, o que gera sentido de vida e fortalece nosso emocional.

Do ponto de vista psicológico, viver segundo valores claros organiza a mente

Também diminui a confusão interna e traz um sentimento de coerência existencial. Além disso, o versículo fala do Espírito que Ele nos deu. Em psicologia, falamos de “recursos internos” para enfrentar a vida; na espiritualidade, reconhecemos esses recursos como dons do Espírito Santo: sabedoria, fortaleza, ciência, entendimento, conselho, piedade e temor de Deus. Esses dons nos ajudam a lidar com nossas crises, a encontrar caminhos na dor e a recomeçar, sempre com esperança.

Que possamos estar inteiros naquilo que acreditamos e que possamos ainda retomar o que nos faz dar um direcionamento e um sentido real para a vida, conectados e inspirados por Deus e pelos valores que dão sentido a nossa existência.

Um abraço fraterno!
Elaine Ribeiro
Instagram: @elaineribeiro_psicologa

Elaine Ribeiro dos Santos