Venho te convidar, no dia de hoje, para fazer uma viagem que pode mudar a sua vida. Nessa viagem, não precisa levar bagagem ou se preocupar com hospedagem, pois existe um lugar reservado para você com tudo pago. O essencial é abrir a porta do seu coração e contemplar “o mistério de Belém”.
Com tudo o que você viveu até hoje, em especial no tempo presente, com todos os seus sofrimentos e angústias, tenha a coragem de, assim como os reis magos, seguir a estrela que te levará a encontrar com o teu salvador.
Natal é a festa da vida, porque Vós, Jesus, vindo à luz como cada um de nós, abençoastes a hora do nascimento: uma hora que simbolicamente representa o mistério da existência humana, unindo a aflição à esperança, a dor à alegria. Tudo isto aconteceu em Belém: uma Mãe deu à luz; «veio ao mundo um homem» ( Jo 16,21), o Filho do homem. Mistério de Belém!
(Homilia do Papa João Paulo II – 24 de dezembro 2000)
Ide a Belém !
Talvez, nesse momento, você se pergunte: como encontrar esperança diante do caos que o mundo enfrenta e em meio a tantas mensagens e informações diariamente difundidas em que a morte prevalece?
Ide a Belém e adorai o salvador, o Rei dos reis, o Senhor dos senhores!
Na sua casa, contemple o mistério de Belém, que se manifesta na humilde imagem da sagrada família no presépio. Nas celebrações litúrgicas de Natal, leve como oferta para o Menino Jesus o seu coração. Com as suas alegrias e tristezas, saúde e doença, e todas as tuas intenções. Permita que Ele possa manifestar, na sua vida, a semente da esperança e a força que brota do encontro com o amor Divino.
Não perca tempo. Não viva esse Natal como uma simples festa do calendário que se repete todos os anos, gerando uma forte movimentação financeira na economia, repleta de manifestações de afeto, por meio de presentes e banquetes. O maior presente é o encontro pessoal com Jesus, e a melhor forma de alimentar quem nós amamos é partilhando do amor que você receberá diante da manjedoura adorando o Filho de Deus.
Que, hoje, você possa fazer uma verdadeira faxina interior, através do sacramento da reconciliação, preparando a sua “manjedoura”, para acolher o salvador do mundo em seu coração e, a partir daí, levá-Lo a todos aqueles que necessitam.
Feliz natal e que Deus te abençoe.
Saulo Macena