O melhor projeto pessoal parte de muitos que — motivados pelo ano que se inicia —, têm o desejo de recomeçar. Então, fazem propósitos, metas para alcançar objetivos.
Esses são, nos mais diversos âmbitos da vida, e a maioria desses contempla conquistar bens materiais para a realização de sonhos. São muitos os motivos e necessidades individuais, familiares e comunitárias.
O melhor projeto pessoal precisa fazer bem para a alma, alimentar a esperança e nos lançar para a conquista dos sonhos
Mas qual seria o melhor projeto pessoal? Se temos necessidades, é preciso considerá-las para serem supridas de modo integral. Desse modo, seremos contemplados em tudo o que somos e seguiremos o caminho, correspondendo melhor à meta definitiva que nos garante o Céu: a santidade.
Pensando no melhor projeto pessoal, olhemos para Maria: embora Ela tivesse o Seu projeto de vida, o submeteu ao projeto que Deus tinha para Ela.
O melhor projeto pessoal precisa ser submetido à vontade Deus como fez Maria: “Faça-se em mim segundo a Tua palavra” (Lc 1,38).
Somente na vontade de Deus seremos realizados e felizes. Ele que nos criou e sabe o que é melhor para nós e nos quer felizes. Somos inteiramente Sua pertença, como também o nosso passado, presente e futuro.
Fazer a vontade de Deus requer retomar a vida para vivê-la de maneira nova.
O que pode nos ajudar?
1 – Todos os dias, ao acordar, fazer a oração ao Espírito Santo: Vinde Espírito Santo enchei os(…);
2 – Rezar ao Anjo da Guarda, nosso fiel aliado: Santo Anjo do Senhor (…);
3 – Reza bem uma Ave-Maria, entregando a Mãe o seu dia;
4 – Nos acontecimentos diários, perguntar-se: “Qual é a vontade de Deus para esta situação?”;
5 – Se está em casa, ao sair de carro ou ônibus, rezar o terço (…).
O melhor projeto pessoal é fazer a vontade de Deus, pois é a melhor escolha
Que o nosso primeiro item do projeto pessoal seja investir na vida espiritual, pois, se fortalecermos a alma, teremos forças para enfrentar com fé os desafios da vida, como o fez Maria, quando não tinha lugar para que o seu Filho nascesse; quando perdeu Jesus aos 12 anos; quando permaneceu de pé ao vê-Lo morrer na Cruz. Então, todos os demais projetos virão por acréscimo, pois teremos a graça, o esforço e a perseverança para alcançá-los.
Lembre-se: “Buscai primeiro o Reino de Deus e tudo vos será dado em acréscimo” (Mt 6,33).
Nilza Maia
Comunidade Canção Nova