O lugar da Divina Providência

 “A divina Providência consiste nas disposições pelas quais Deus conduz, com sabedoria e amor; todas as criaturas, para o seu último fim” (cf. CIC, 321.).

O lugar da Divina Providência

xavierarnau by Getty Images

Estamos no terceiro dia do ano de 2023 e você pode questionar-se dizendo que nada mudou, tudo está como antes. Quando as coisas irão melhorar? Quando Deus olhará por mim?

Neste novo ano, trazemos expectativas de melhoras, sonhos de novas possibilidades, como um emprego melhor, um namoro em Deus, condições financeiras menos apertadas, saúde estável de um membro de sua família, o nascimento de um filho, dentre outras intenções presentes em nossos corações, porém ainda não concretizadas e, às vezes, dão sinais de pioras.

Em meio ao mar agitado que mexe e remexe o pequeno barco do nosso coração, existe um lugar que o Senhor está presente acalmando a fúria das águas, dizendo-nos: “Onde está a vossa fé?” (cf. Lc 8, 22-25). Este lugar é a Divina Providência.

Neste lugar de fé, o Senhor nos pede uma entrega filial à Providência Divina que cuida das mínimas necessidades de seus filhos, uma entrega de fé. Este mesmo Senhor que conhece as nossas expectativas, sonhos, frustrações e necessidades, governa em sua Providência Divina com suavidade todas as coisas para que sejamos inseparáveis de seu amor.

Sendo assim, podemos nos perguntar: porque esse mal em minha vida? Ou ainda: porque Deus permitiu que isso acontecesse comigo?

A Divina Providencia rege todas as coisas

Na hora da dor, do desespero ou da aflição não conseguimos ver o governo suave e providente de Deus. Tomemos como exemplo a vida de José do Egito (cf. Gn 37-47), vendido aos ismaelitas pelos seus próprios irmãos, depois tornou-se vice-rei do Egito. Com o passar do tempo podemos descobrir que Deus pode extrair um bem das consequências de um mal, acertando diante dos nossos erros. Um mal não se converte em bem, mas “sabemos que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8,28).

Nosso saudoso pai-fundador, Mons. Jonas Abib, em seu livro Providência Divina, nos diz: “O que mais nos aflige hoje é a falta de bens materiais. Todos nós temos essa preocupação. Deus quer mudar tudo isso. Até hoje nos apoiamos nas providências humanas. Se não tomarmos uma atitude, viveremos aflitos e cairemos facilmente nas armadilhas do príncipe deste mundo. Mais do que nunca, precisamos aprender a nos apoiar na Providência Divina e não no que o mundo nos oferece para nos garantir segurança”.

Cremos que Deus é o Senhor do mundo e da história. Mesmo assim, os caminhos da Divina Providência nos são desconhecidos. Somente no fim de nossa vida, quando contemplarmos face a face o Senhor, conheceremos plenamente os caminhos que Deus nos conduziu, mesmo em meio aos males e ao pecado (cf. CIC, 314). O Senhor nos conduz em sua Divina Providência ao seu divino encontro.

Seu irmão,
Thiago Teodoro

Thiago Teodoro