O Imaculado Coração de Maria traz uma espiritualidade capaz de transformar o mais íntimo de nós, é uma espiritualidade do coração de uma Mãe que pode nos conduzir a um caminho certo e seguro: Deus.
Recordemos a criação: Deus, após ter criado todas as coisas, criou o homem e mulher à sua imagem e semelhança, para viver em plena harmonia com Ele no paraíso. E, para isso, deu-lhes uma condição, que passa pela liberdade humana, obedecer. Poderiam desfrutar de tudo, com apenas uma ressalva: “Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais” (Gn 3,3).
No entanto, a mulher dialoga com a serpente, vê o fruto de belo aspecto, se dirige até a árvore e, após pegá-lo, come e dá ao marido. Ela fez uma escolha: desobedecer a Deus. A consequência foi serem expulsos do Paraíso. Esse ato de desobediência colocou em desordem toda a humanidade.
O Pai das Misericórdias nos deu Maria concebida sem pecado
Deus Pai das Misericórdias, no Seu projeto salvífico, nos dá Maria concebida sem pecado, Imaculada, para ser a Mãe do Salvador. Maria, antes de gerar Jesus no seu ventre, como judia hebraica, viveu toda a sua vida de fé centrada no único e verdadeiro Deus, a quem adorava e amava de todo o seu coração.
Em resposta à desobediência de Eva, Maria diz “sim” e obedece a Deus, mesmo sem ter a clareza de como tudo se daria e das consequências do seu sim.
O Imaculado Coração de Maria
O Imaculado Coração de Maria, sendo ele Imaculado, é capaz de restituir em nós a pureza do coração, a inocência, extirpar a malícia. Ao contrário da desobediência de Eva, a obediência de Maria gera vida e esperança para toda a humanidade: “O nó da desobediência de Eva foi desatado pela obediência de Maria” (Santo Irineu de Lyon).
“Considerando o termo coração, na linguagem da Bíblia, significa o centro da existência humana, uma confluência da razão, vontade, temperamento e sensibilidade, onde a pessoa encontra a sua unidade e orientação interior. O coração imaculado é, segundo o evangelho de Mateus (5,8), um coração que, a partir de Deus, chegou a uma perfeita unidade interior e, consequentemente, vê a Deus. Portanto, a devoção ao Imaculado Coração de Maria é aproximar-se desta atitude do coração, na qual o fiat — seja feita a vossa vontade — se torna o centro conformador de toda a existência”. (Trecho livro: Mística de Fátima)
O Imaculado Coração de Maria é o reflexo do amor de Deus.
Que, hoje, você seja conduzido pelo amor do coração da Mãe, sempre atenta às suas necessidades.
Deus abençoe você!
Nilza Maia
Comunidade Canção Nova