O exercício da confiança

O exercício da confiança é uma atitude que exige, e muito, de cada um de nós. Inspirados no versículo contido em Provérbios 3,5, vamos refletir sobre como temos levado a confiança em nossas vidas. Ele nos diz: “Que teu coração deposite toda a sua confiança no Senhor! Não te firmes em tua própria sabedoria!” Às vezes, acreditamos que entender as coisas é o mesmo que controlar. Mas confiar no Senhor é admitir: “mesmo quando eu não sei o que fazer, Deus sabe.”

Jesus, caminho de cura

Créditos: DjelicS / GettyImagens

Sempre vamos buscar formas racionais de realizar o exercício da confiança

Fé não nega a sabedoria, mas a submete a algo maior: a vontade de Deus. A palavra “depositar” nos leva à imagem de colocar com cuidado algo valioso nas mãos de alguém confiável. Confiar é entregar com sabedoria aquilo que muito nos vale. Por isso, não deve ser jogado de qualquer forma, mas entregue em confiança, como quem diz: “Aqui está o que sou, Senhor. Cuida de mim.” E como é difícil, não é mesmo?

Você tem inteligência, vivências, sensibilidade. Mas até as melhores decisões humanas podem falhar. Confiar no Senhor é dizer: “Senhor, uso tudo que tenho… mas dependo de Ti.”

Você enxerga o hoje, mas Deus vê o todo

Muitas vezes, o que parece um desvio é parte do plano. Quando a estrada parecer errada, confie que Deus conhece o destino. Além disso, muitas vezes, precisamos nos dedicar à espera pelo tempo, que nem sempre é no “tempo da gente”, mas numa cronologia que pode demorar mais do que desejamos. Aqueles que esperam pela sonhada gestação, aqueles que se encontram nas filas de adoção de um filho, os que esperam pela cura de uma doença e tantos outros exemplos que aqui eu poderia dar.

Em tempos de crise, a nossa própria sabedoria pode vacilar. A lógica falha, os planos desandam, o medo grita. É muito fácil dar ouvido às nossas vozes interiores que levam aos caminhos de medo, de incredulidade, de intensidade interior. Mas, mesmo em tudo isso, Deus permanece o mesmo. A confiança n’Ele é abrigo. Quem confia de verdade em Deus busca sabedoria n’Ele antes de decidir, antes de falar, antes de agir. Não é um impulso emocional, é uma prática espiritual. O coração entregue a Deus busca direção, não apenas soluções.

Confiar não é sinal de fraqueza, é fonte de descanso. Quando você tira o peso de tentar controlar tudo e coloca nas mãos de Deus, algo dentro de você repousa. “Senhor, eu não sei o que vai acontecer, mas eu sei que posso confiar em Ti. E isso já basta.”

Um abraço fraterno!

Elaine Ribeiro
Instagram: @elaineribeiro_psicologa

Elaine Ribeiro dos Santos