O Deus que fala se revela a nós como a amigos e estabelece conosco uma comunhão íntima. Isso acontece por um ato de amor de Deus, pois Ele comunica a Si mesmo através do dom de Sua Palavra.
Alguma vez, você sentiu aquele toque de amor na alma vindo de Deus? Deus, invisível na riqueza do Seu amor, fala conosco. Quando nada existia, a Palavra já estava lá, e a Palavra era Deus (cf. Jo 1,1).
Por amor, Deus não só nos criou, mas também comunicou Sua palavra. O Deus que fala se fez carne e veio morar entre nós (cf. Jo 1,14). “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.”
O Deus que fala
A criação é o lugar onde se desenvolve toda a história do amor entre Deus e a Sua criatura. A voz de Deus que ouvimos quando somos tocados em algum momento de oração ou de intimidade contemplativa é a voz do próprio Deus, que se fez carne e, “de fato, aquele que Deus enviou fala as palavra de Deus” (Jo 3,34b).
Deus comunica a sua Palavra na história da salvação com a força do Espírito Santo.
Deus falou com Abraão, Moisés, Elias e tantos outros no Antigo Testamento. Entretanto, era apresentado um Deus distante e, até mesmo, misterioso. No momento em que o Verbo se fez carne, houve a revelação de Deus que nos ama dando-nos a esperança da Salvação. Em sua comunicação, Cristo anuncia a Palavra de salvação: “Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus” (Lc 4,43). Ele fala conosco.
A palavra de Deus não é “bate-papo”
A Palavra de Deus não é um bate-papo ou uma conversa fiada para passar o tempo. Quando Deus fala, é para comunicar a Salvação e a vida nova que Ele veio trazer e à qual somos chamados; são palavras da verdade, e todo aquele que escuta a Verdade saiba que esta vem de Deus. Ele tem falado, mas nós temos ouvido a Sua voz?
Que o Espírito Santo desperte em nós fome e sede da Palavra. Estejamos atentos a Deus que fala.
Seu irmão,
Thiago Teodoro
Comunidade Canção Nova