O caminho mais excelente é mantido pela graça. Os santos nos apontam o caminho pautado na verdade. Devemos, portanto, recomeçar uma vida nova com determinação, aspirando os dons mais elevados, assim como escreve o apóstolo Paulo aos fiéis de Corinto:
“Aspirai os dons mais elevados. E agora vou mostrar-vos o caminho que ultrapassa tudo” (I Cor 12, 31) e, logo a seguir, entoa o seu hino à caridade, elevando-a acima de todos os carismas e virtudes. De fato, somente a caridade nos faz filhos de Deus e nos tira da morte do pecado concedendo-nos a vida da graça.
O caminho mais excelente
“A caridade jamais acabará” ( I Cor 13,18). A caridade será imperecível por toda a eternidade, como um vínculo eterno da nossa união com Ele.
Certamente, ao longo do caminho, encontramos pessoas que deixam rastos de eternidade por onde passam, que nos constrangem com ações que passam despercebidas pelos “grandes” da terra, esforços heroicos que nos constrangem, motivando-nos a ir além do nosso comodismo, nos deixando até mesmo envergonhados por nosso egocentrismo.
Fatos que nos trazem uma nova perspectiva quando vistos à luz da esperança, porque, de fato, enquanto estamos aqui, nesta terra “corremos o risco de perder a caridade”, o que seria o fim. Pois onde não há caridade, não há graça, não há vida.
A caridade é o caminho mais excelente que dirige todos os meios de santificação
Santa Terezinha do Menino Jesus nos diz que: “Só a caridade dá valor a todas as coisas; e que seja tão grande que nenhuma lhe estorve o amor, é o mais necessário” .
Busque o sentido da sua vida no amor recíproco. A caridade é a mãe de todas as virtudes, o caminho mais excelente para chegar ao céu, nossa morada definitiva.
Esta palavra do apóstolo Paulo alcançou meu coração. Obviamente, ainda estou na busca da perfeição que acontece a cada minuto em que eu sou menos egoísta e me lanço ao encontro do outro. A vida em comunidade, a maternidade me educaram e me tornaram mais próxima do esperado de Deus em relação à minha pessoa.
Mas e você, já foi alcançado por alguém que fez a diferença lhe dando um novo “sentido” na sua vida?
Maria Rosângela da Silva Pereira
Comunidade Canção Nova