O amor tudo espera

O amor tudo espera. O  maior exemplo de amor que tudo espera é a vida do próprio Cristo Jesus. Ele — que é Deus eterno, possuidor de tudo —, esperou o momento oportuno para amar a humanidade dando-Se na Cruz.

O amor tudo espera


Créditos: by Getty Images / Joaquin Corbalan

Esperar na fila de um banco para ser atendido é diferente de um comerciante que espera na incerteza a venda do seu produto ou serviço para lucrar o “pão nosso de cada dia”. Também é diferente a espera da mãe grávida que aguarda a chegada do seu bebê, e até mesmo daquela pessoa que, ansioso, espera as suas férias.

Refletindo bem, esperar é muito mais do que aguardar um tempo para que algo aconteça, é uma capacidade de amar. A espera, em seu sentido mais profundo, é a sensibilidade ao bem ausente ligado à virtude da esperança. É um sustento, tendo em vista os momentos difíceis os quais procuramos um sentido.

A esperança não decepciona

Uma das capacidades do amor, segundo São Paulo, em sua primeira carta aos Coríntios, é que o amor tudo espera (1Cor 13,7). O amor tem a capacidade de esperar, principalmente contra toda desesperança. O amor tudo espera com firme confiança. O amor, que tudo espera,é o remédio contra o desânimo e faz com que o coração seja dilatado. 

O amor tudo espera

Certa vez, um homem chegou a Jesus e lhe perguntou: “Bom mestre, o que devo fazer para herdar a vida eterna?” Jesus respondeu-o pedindo a observância dos mandamentos. Aquela pessoa indagou: “Tenho observado tudo isso desde a juventude”. Ouvindo as palavras, Jesus lhe disse: “Só te falta uma coisa: vende tudo e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me”. Ouvido isso, o homem ficou triste, pois era muito rico (cf. Lc 18,18-23).

Este homem citado no Evangelho de São Lucas conhecia os mandamentos, mas não conhecia o “novo mandamento” apresentado por Cristo. Ninguém pode responder plenamente ao amor divino por suas próprias forças. Deve esperar que Deus lhe dê a capacidade de corresponder a este amor e de agir de acordo com os mandamentos da caridade.

Cristo apresenta a esperança do bem ausente, a força motora para corresponder ao Seu amor, aquela que se conquista não somente evitando o mal, mas sim fazendo e abraçando o bem.

O amor não perde tempo

A esperança nos preserva do egoísmo e nos conduz à felicidade da caridade. A capacidade do amor de tudo esperar não está nas forças humanas, mas sim na graça dada por Deus, pois “o que é impossível aos homens, é possível a Deus” (Lc 18,27). 

Um lavrador quando semeia na terra, ou um pescador quando sai na madruga para o labor da pesca, leva consigo a esperança, essa que não decepciona. Mesmo que ao final do dia volte cabisbaixo por não conquistar o objetivo do dia, no dia seguinte, acorda com a esperança de um dia melhor. O amor tudo espera.    

Que o Senhor Jesus, Palavra de verdade e esperança, nos ajude a dizer a verdade no amor, para nos sentirmos guardiões esperançosos uns dos outros e saibamos esperar, no amor. 

   

Seu irmão,

Thiago Teodoro

Comunidade Canção Nova

Thiago Teodoro