O amor é paciente

O amor é paciente. De todos os exercícios espirituais propostos para este tempo, existe um que todos nós deveríamos lutar para vivê-lo: a paciência

O amor é paciente

Crédito : Natalia Duryagina

É difícil mantermos a firme decisão de amar a Deus e ao próximo, quando somos impacientes e limitados; mas Deus nos quer purificar e nos provar na perseverança.

A partir de amanhã, quarta feira de Cinzas iniciaremos um tempo muito importante para Igreja e para nós. Este tempo de grande retiro espiritual nos prepara para vivermos a entrega de Cristo Jesus por amor a nós, a Sua Paixão dolorosa. Cristo esperou pacientemente o momento de nos amar até o fim. (cf. Jo 13,1).

O amor é paciente

São Paulo, ao falar do amor, traz uma definição importante: “O amor é paciente” (1 Cor 13, 4). A paciência não é algo abstrato, pelo contrário, é muito real.

Quando alguém nos irrita, quando esperamos na fila do médico, quando um amigo erra conosco, quando nos esforçamos para ganhar o pão nosso de cada dia, quando a doença nos alcança e até quando falam mal de nós, devemos nos exercitar na paciência. E a paciência é algo concreto, é real. Por isso, o amor é paciente!

A paciência está ligada à virtude da fortaleza, ela nos ajuda a bem sofrer. Você concorda comigo que esse amor paciente é um sofrimento? A paciência nos faz suportar — com serenidade de alma, por amor a Deus e em união às dores de Cristo—, os sofrimentos físicos e morais.

Independentemente de qualquer pessoa, todos nós sofremos o suficiente para sermos santos, desde que saibamos suportar corajosamente.

Perseverantes a exemplo de Cristo

Para isso, precisamos de uma outra característica do amor: a constância. E essa consiste em lutar e sofrer até o fim, sem render-se ao cansaço. Perseverantes a exemplo de Cristo, Ele sofreu pacientemente até o fim.

O amor é paciente. Não existe exercício de paciência na tranquilidade, no descanso ou na paz. A paciência está no sofrimento, na dor.

Que o Senhor Jesus nos ajude a dizer a verdade no amor, para guardarmos uns aos outros nesta santa virtude. Este é o tempo favorável! 

Seu irmão,

Thiago Teodoro
Comunidade Canção Nova   

Thiago Teodoro