O amor doação

O amor doação é uma das premissas do amor. Quanto somos capazes de, através do amor, doar aquilo que somos e fazemos em prol do outro? Atualmente, uma das grandes carências nos relacionamentos afetivos é a forma como o casal tem se relacionado. Parece que o amor doação tem sido esquecido ou negligenciado.

O amor doação

Créditos: champpixs / GettyImagens

O fechamento pode ser uma grande barreira ao verdadeiro amor

Num viés egoísta, as pessoas fecham-se em suas necessidades e, com isso, qualquer problema, por menor que seja, parece ser um motivo para interromper um casamento, um namoro, um noivado. Partimos sempre do pensamento que namoro é tempo de conhecer, então, é nele que o amor doação começa a ficar ou não evidente.

Pequenas concessões que podem ser feitas ou não, ou ainda, a falta de entrega ao outro nas pequenas coisas, ou ainda, a dificuldade de sair de si ao encontro do outro são as pequenas vias que vão conduzindo a uma análise de como o fechamento pode ser uma grande barreira ao verdadeiro amor, ao amor doação.

As barreiras ao amor vão sendo colocadas por meio de atitudes egocêntricas de uma das partes, para as quais a outra parte cede, em vista do amor. Porém, se vai cedendo mais e mais, partimos para um desequilíbrio na balança dos relacionamentos e, aos poucos, um desgaste pode se instalar entre o casal.

Relacionar-se é um ato de maturidade

Aquilo que parece um ato de devoção e entrega ao outro, de perfil mais egoísta, vai aos poucos tomando proporções imensamente negativas. A sensação é ruim e até mesmo de solidão daquele que apenas cede.

Por esse motivo, relacionar-se é um ato de maturidade porque não estamos aqui condenando o ato de doação e empatia: ele realmente é bonito, necessário e virtuoso, mas precisa ser observado, para que você não viva apenas a ceder, ou apenas a querer que todos façam suas vontades.

O amor doação

Sempre é tempo de repensar nossas relações de amor à luz da verdade desse trecho bíblico, tão expressivo: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor”. (cf. 1 Cor 13, 4-7)

O amor incondicional é um dos desafios do amor doação, do amor desinteressado, que não é impossível de
ocorrer. Amor precisa de cuidado e respeito para que siga dando frutos em sua beleza.

Um abraço fraterno,

Elaine Ribeiro, psicóloga

Elaine Ribeiro dos Santos