Nossa Senhora do Coração Orante

Nossa Senhora do Coração Orante é inspirada pelos acontecimentos marcantes de Fátima: os 100 anos de morte da Santa Jacinta Marto — a 20 de fevereiro de 2020 —, e o centenário da entronização da imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, na Capelinha das Aparições — a 13 de junho de 2020. Foi padre João Luís Silva, de Évora, Portugal, o inspirador da imagem que foi esculpida para marcar essas duas datas. 

Nossa Senhora do Coração Orante

Créditos: Maria Marganingsih / GettyImagens

Nossa Senhora do Coração Orante deseja encontrar você

A imagem representa todos os que chegam à Cova da Iria e que, diante de Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições, elevam a Ela, as suas súplicas, gratidão, ou que apenas necessitam estar nesse lugar bendito, para receberem o seu consolo, afago e refugiarem no seu coração: “Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus”.

Ela mesma o deu a conhecer o seu coração a 13 de junho de 1917, como conta no livro IV Memoria p. 176: «À frente da palma da mão direita de Nossa Senhora, estava um coração cercado de espinhos … Compreendemos que era o Imaculado Coração de Maria, ultrajado..

Nossa Senhora do Coração Orante é a representação da Mãe que espera cada filho com ternura, que o acolhe com carinho e, de joelhos, apresenta as suas súplicas ao seu Filho Jesus, e guarda esse cada filho no seu coração para conduzi-lo até Deus.

Com o coração nas mãos, recorda-nos que Maria é a Mãe de toda humanidade que foi confiada a Ela por Jesus aos pés da cruz: «Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe”. (cf. Jo 19,26-27)

Nossa Senhora do Coração Orante de joelhos no chão nos faz lembrar que Deus olhou para a humildade da Sua serva (Lc 1, 48), e essa humildade no ato de ajoelhar-se significa a predisposição de um coração materno para acolher e escutar a vontade de Deus, obedecê-Lo e continuar o caminho.

Seu amor filial é para sempre

A imagem representa o amor materno de Maria por cada filho, que, com o coração nas mãos, nos quer recordar que o Seu amor filial é para sempre. Essa imagem foi apresentada e abençoada pelo Papa Francisco, que pediu que se rezasse sempre o terço junto a ela.

Da inspiração a imagem da Nossa Senhora do Coração Orante, nasce uma Fraternidade e será erigido um Santuário na Arquidiocese de Évora – Portugal, para propagar a devoção.

Nilza Maia

Comunidade Canção Nova

Nilza Pires Maia