No deserto espiritual, encontramos Deus
No deserto espiritual, aprendemos a discernir o que realmente importa para a nossa vida, pois lá nos afastamos das distrações e ruídos para ouvir a Deus.
Ir ao deserto é uma necessidade que se aplica a todos nós, pois, em algum momento da vida, precisamos parar e nos rever em nossas atitudes, fazer os cálculos e nos colocar novamente no caminho segundo os desígnios de Deus.

Créditos:
Natalie Ruffing by GettyImages.
O deserto é esse lugar que nos ensina a viver a renúncia, a mortificação. Vemos as coisas com mais clareza, sem as distrações do mundo, e discernirmos o que realmente importa para a nossa vida.
Deixemo-nos ser conduzidos pelo Espírito em nosso deserto espiritual
No deserto, não caminhamos sozinhos. Passamos por situações, tais como a fome, o frio e a solidão. E isso se torna necessário se resistirmos e permanecemos firmes, certamente sairemos de lá mais fortes para cumprir, como cristãos, a nossa vocação, porque, de fato, o silêncio, a escuta e a solidão sempre nos têm a um lugar de encontro com o sobrenatural.
Somos convidados a deixar o Espírito Santo nos conduzir ao nosso deserto espiritual, onde Deus se revela, como está escrito no livro do Deuteronômio: “No deserto, tu mesmo viste como o Senhor, teu Deus, te levou por todo caminho por onde andaste, como um homem costuma levar seu filho, até que chegásseis a esse lugar”. (Dt 1,31).
O Espírito que nos leva ao deserto espiritual nos fala ao coração e deixa-nos claro nossa necessidade de orar, de nos examinar, lutar contra as tentações que estão presentes em nossas realidades de vida, e a buscarmos também a oração constante.
O deserto é lugar de encontro com Deus
Uma das lições que aprendemos no deserto espiritual e que precisamos seguir em frente, confiando em Deus, e crendo em Sua intervenção.
Andando assim, nesse tempo de solidão e reflexão, não vamos morrer de sede, veremos que existe beleza no deserto e que, de algum modo, seremos saciados.
Aproveitemos os desertos na nossa vida. No deserto espiritual, encontramos Deus, busquemos por Ele na intimidade e jamais nos sentiremos sozinhos.
Renilson Gois
Comunidade Canção Nova