Não tenhas medo do silêncio, pois é através desse ato que podemos nos achegar a Deus, em cuja intimidade podemos falar pela fé e recolhimento interior, no segredo do nosso coração.
O Evangelista São Mateus nos dá essa ordem: “Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, te recompensará.” (cf Mt 6,6)
O reinado que Ele quis instaurar em nossa alma
É possível viver o reinado que Deus Sumo Bem quis instaurar em nossa alma através de uma vida de oração, da leitura orante da Sagrada Escritura, dos Sacramentos, mas também de momentos de solidão acompanhados pela contemplação.
O Catecismo da Igreja diz que “a contemplação é, também, por excelência, o tempo forte da oração. Nela, o Pai enche-nos de força, pelo Espírito Santo, para que se fortaleça em nós o homem interior, Cristo habite nos nossos corações pela fé e nós sejamos radicados e alicerçados no amor” (Catecismo da 2714).
Busque ocasiões para estar a sós com o Pai
A exemplo de Jesus, busque ocasiões para estar a sós com o Pai. No silêncio, encontramos o verdadeiro Amor da nossa alma, não lá fora, nas coisas externas e passageiras, tais coisas são incapazes de saciar nossos anseios, mas, no nosso íntimo, no “quarto do nosso coração”, naquele lugar que só quem tem acesso é o próprio Deus, autor da nossa vida, e Senhor dos senhores.
A alma tem um lugar de paz através da oração humilde, modesta, perseverante e recolhida. Para ter acesso ao lugar de paz através da oração humilde é necessário “fugir” das conversas frívolas, que em nada acrescentará ao seu amadurecimento na fé. Atente-se a esta exortação de São Mateus:
“Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa.” (Mt 6,5)
Não tenhas medo do silêncio
Comece hoje mesmo: experimente chegar em casa, abstendo-se de toda forma de barulho, aplique seus ouvidos à escuta: o recolhimento cria um clima propício para orar.
Não tenhas medo do silêncio, é a porta para a vida interior; somos templos do Espírito Santo que reclama por intimidade e quietude. Experimente!
Maria Rosângela Pereira
Comunidade Canção Nova