Não se deixe vencer pelo homem velho 

Não se deixe vencer pelo homem velho, é necessário nascer de novo. Mas o que de fato é nascer de novo? Respondendo a Nicodemos, disse Jesus: “Em verdade, em verdade te digo que, se um homem não nascer de novo, não poderá ver o reino de Deus”. (Jo 3,3)

Não se deixe vencer pelo homem velho

Crédito: freedom007 by GettyImages

O homem “novo” deixa para trás tudo o que é velho, com a decisão firme de viver a novidade do Espírito Santo, rompendo com tudo o que antes era perdição, pecado e vida desordenada.

Existe uma grande luta interior para nos mantermos firmes, pois o homem velho quer vencer o homem novo que Deus desejou desde toda a eternidade.

O Catecismo da Igreja vai nos dizer, no parágrafo 2475, que  “Os discípulos de Cristo revestiram-se do homem novo, criado, segundo Deus, na justiça e santidade verdadeiras”.

O que Jesus faria no meu lugar?  

Ser um “homem novo criado segundo Deus” implica fazer boas escolhas por amor a Ele, em tudo se espelhar em Jesus e perguntar-se: “O que Jesus faria no meu lugar?”.

“Deixando, pois, toda malícia, toda astúcia, fingimentos, invejas e toda espécie de maledicência.” (1Pd2,1)

O primeiro passo na busca do homem novo

Uma das primeiras coisas que fazemos ao nos converter, é confessar os pecados mortais, os mais graves e evidentes, porém, nesta luta por permanecer como homem novo, é necessário se atentar aos pecados capitais, como a inveja, que é a tristeza de ver o outro feliz, de ver o outro agraciado.

Atenção para esse pecado capital, pois dele surgem outros pecados que podem levar a pecados mortais, retirando-nos assim da graça da amizade com Deus.

Não se deixe vencer pelo homem velho

Não nos deixemos vencer pelo homem velho. Encontremos meios para nossa busca de vida interior através dos sacramentos, participando da Santa Missa com grande fervor, buscando o sacerdote e confessando os pecados com firme propósito de santidade.

Também não podemos nos esquecer de que um complemento da oração se faz através do jejum em função de uma vida de intimidade com Deus. As práticas espirituais através das devoções, dos livros espirituais, a Sagrada Escritura e o Catecismo da Igreja Católica certamente o ajudará nessa busca do “homem novo” segundo o coração de Deus.  

Cultive a intimidade com a Virgem Maria numa relação de filiação. Ela está conosco!

Seja íntimo do Espírito Santo, autor de toda boa obra.

Sigamos confiantes para alcançarmos a coroa da glória que nos espera!

Um abraço fraterno,   

Viviane Ferreira
Comunidade Canção Nova

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

Viviane Ferreira