Não entregues tua alma à tristeza

Não entreguemos nossa alma à tristeza, embora haja motivos que possam nos levar a desanimar. Por sua vez, a tristeza pode ser boa se nos levar à reflexão das escolhas que temos feito, mas essa mesma tristeza pode se transformar em alegria se vivida com sentido. “Em verdade, em verdade vos digo: haveis de lamentar e chorar, mas o mundo se há de alegrar. E haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria.”(cf. Jo 16,20)

Não entregues tua alma à tristeza

Créditos: Jacob Wackerhausen / GettyImagens

Não aflijas a ti mesmo com tuas preocupações

Toda tristeza possui uma causa raiz, ou seja, os motivos pelos quais nos levam a ficarmos tristes. Quais são esses motivos? Trago uma palavra de ordem: “Não aflijas a ti mesmo com tuas preocupações” (Eclo 30,22). As nossas preocupações podem atormentar o nosso interior, causando a tristeza que matou muitos (cf. Eclo 30,25). 

A preocupação nos coloca em uma condição que ainda não vivemos. Perceba que nos preocupamos com coisas que já aconteceram e não podemos fazer diferente, ou com coisas que ainda não aconteceram e não temos o controle. A preocupação aflige o nosso interior. Tenha cuidado, não entregues tua alma à tristeza.

A alegria prolonga a vida

Quem não já se preocupou com a morte? Aqui está um segredo para a longevidade: a alegria. Enquanto a tristeza leva à morte, “a alegria prolonga-lhe a vida” (Sr 30,23). Um coração bom e luminoso está em constante celebração. A alegria nos leva ao contínuo sentimento de gratidão.    

Onde encontrar tal alegria? Trago o exemplo de Santo Agostinho que dizia: “Tarde te amei, ó beleza antiga e tão nova! Tarde demais eu te amei! Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava do lado de fora! Eu te saboreei, e agora tenho fome e sede de ti”. Tal alegria está dentro, é esta a morada da verdadeira Alegria.

Não entregues tua alma à tristeza

“O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30,8). Assim como o sol nasce todas as manhãs, o Senhor continua a nos prometer que a Sua alegria também nascerá pela manhã. Não entregues tua alma à tristeza, pode ser que esteja vivendo a noite da tristeza, mas a alegria virá logo pela manhã!  

Seu irmão,

Thiago Teodoro
Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

Thiago Teodoro