Uma das coisas mais prudentes que podemos adotar é: não dê crédito a qualquer palavra nem a qualquer inspiração. Como nos traz a Sagrada Escritura, “devem-se ponderar as coisas de modo cauto e paciente”. (Eclo 19,16)
O silêncio, a pausa e o proceder prudente, especialmente para os temperamentos mais irritáveis, imediatistas e intensos, são atitudes que nos permitem reconhecer a fragilidade pela qual podemos passar e, tal fragilidade nos paralisar, ou ainda, permitir que tomemos decisões irrevogáveis por ter ouvido um mau conselho.
Não dê crédito a qualquer palavra
Existem diversos elementos que podem efetivamente desqualificar uma palavra proferida e sobre os quais sempre devemos pensar: as misérias humanas, a fragilidade, a fraqueza, a inveja; e para isso a grande sabedoria é não se precipitar no agir nem se firmar naquelas que são as impressões dos nossos sentidos.
Crenças inadequadas, percepções distorcidas, emoções intensas, dentre outras coisas, fazem com que tenhamos uma emoção fora do sentido necessário e, com isso, possível de dar crédito a qualquer palavra que não tenha total sentido para nossa vida, justamente por estarmos fora do nosso centro, do nosso equilíbrio.
Bons conselhos e boas percepções
Portanto, sempre é importante que possamos nos orientar pelo bom senso, por bons conselhos e boas percepções para que não desperdicemos tempo, saúde física e mental, recursos e relacionamentos.
Ao colocar essas reflexões não estou dizendo, aqui, que você deve se fechar às pessoas: isso também não é saudável e acaba sendo um comportamento extremista. Falo aqui exatamente sobre o “equilíbrio”.
Portanto, não dê crédito a qualquer palavra, mas valorize as boas palavras. É sábio e é bíblico ouvir os bons conselhos, sempre.
Fique atento pois nem sempre um bom conselho provém de uma pessoa que compartilha dos mesmos valores que possuímos, nem ao menos de alguém que compreende nossas realidades. E nisso vale muito pensar com quem partilhamos nossa vida, nosso sagrado, nossas decisões.
Que o Espírito Santo o inspire nesse tempo quaresmal.
Deus abençoe você!
Elaine Ribeiro