Certa vez, Jesus disse para os seus discípulos: “Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8, 12).
É preciso seguir a Cristo
A vida neste mundo é passageira, uma jornada que se inicia quando um homem e uma mulher se unem, então, na concepção, surge uma nova vida. Dali em diante, a vida caminha para um fim, para a morte. É assim com todos, e saber disso não deve ser um motivo de tristeza ou desânimo, ao contrário, deve ser um motivo de alegria, especialmente para nós, cristãos. A morte, para quem crê em Cristo, é o marco de uma nova vida, uma vida eterna. Mas, atenção: é preciso seguir a Cristo!
Sem Cristo, caminha-se pelas trevas
São João, em sua carta, escreveu que “ (…) O mundo todo jaz sob o Maligno” (I Jo 5, 19), ou seja, o mundo anda em trevas, porque, infelizmente, não segue a Cristo. Há muitos que estão fazendo do seu itinerário de vida um caminhar pelas trevas, se deixando levar pelas sombras passageiras deste mundo. Quando se rejeita a Cristo, rejeita-se também a sua luz, a vida que ele trouxe. “Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más” (Jo 3, 19).
Não tenha medo de seguir a Cristo
As influências deste mundo tendem a apontar os caminhos oferecidos pela mentalidade mundana, que tem expressado publicamente a sua desobediência a Deus. Nessa onda toda de informação e de manipulação da verdade para rejeitar os valores cristãos, muitas vezes, podemos nos sentir pequenos, despreparados para enfrentar o mundo, e somos tentados a ceder e, às vezes, o medo pode nos fazer recuar no seguimento de Cristo.
Não ande nas trevas
Nesses momentos, é preciso lembrar do que Cristo disse: “No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.” (Jo 16, 33), e ainda: “A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.” (Jo 1, 5). Não tenha medo de ir contra a correnteza! É Cristo quem te garante. Ele venceu e, seguindo-O, você também vencerá.
“(…)Aquele que Me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (Jo 8, 12)
Não ande nas trevas! Ande pela luz de Cristo!
Seu irmão,
Deividson Francisco.