Na simplicidade da vida

Na simplicidade da vida, Maria tem muito a nos ensinar, pois viveu, em meio às adversidades, a prudência e a  simplicidade nos acontecimentos diários.

Na simplicidade da vida

Créditos: sedmak / GettyImagens

Como muitos de nós, Maria vivia a simplicidade da pobreza, realizava os trabalhos domésticos e também no campo sob o sol escaldante do verão e no inverno rigoroso de Nazaré. Em meio a tantos afazeres na sua comunidade local, entre eles a disponibilidade em ajudar os que necessitavam, frequentava o templo para as suas orações diárias e escuta da Palavra de Deus.

Na simplicidade da vida, Maria deu resposta aos acontecimentos, pois via neles um apelo de Deus para si. Não foi poupada dos sofrimentos, das dificuldades e exigências próprias da vida; e isso foi em toda a sua vida:Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mt 10,16).

Na simplicidade da vida

Maria viveu a prudência como as serpentes, fazendo uso da “inteligência, esperteza, sabedoria, cautela”, características essas que trazem mais segurança para escapar de seus predadores. Ela também viveu a “simplicidade como as pombas”, que significa “sem maldade, pura, livre de malícia”.

Como Maria, virão os perigos, os desafios, os sofrimentos, as injustiças, as exigências, porém, como Maria, podemos enfrentá-los como ovelhas no meio de lobos, mas com escolhas e atitudes adequadas para responder a essas dificuldades.

Agregar valores da pureza da pomba com a esperteza da serpente

Na simplicidade da vida, nos acontecimentos que nos ocorrem, precisamos agregar valores da pureza da pomba com a esperteza da serpente. Se considerarmos somente a esperteza, faltará a atitude assertiva, pois, em todas as ocasiões, nos é dada a possibilidade de usar de meios errados ou inadequados para escapar das dificuldades. Jesus acrescenta a pureza da pomba como algo a ser buscado juntamente com a prudência, para respondermos adequadamente aos lobos do mundo. A retidão e a prudência são a base para enfrentar as dificuldades de forma justa. Se vivermos somente a pureza como as pombas, seremos presas fáceis diante dos lobos.

Se combinarmos as duas características, teremos eficácia diante das dificuldades do nosso dia a dia! Na simplicidade, descobrimos e nos centramos no essencial, não criamos necessidades.

Avante! Sigamos com Maria na simplicidade da vida!

Nilza Maia

Comunidade Canção Nova

Nilza Pires Maia