Na real, eu posso ser santo?

Muitas pessoas enxergam de forma distorcida o que, de fato, significa a santidade e, consequentemente, ser santo. Muitas vezes, corremos o risco de confundir santidade com perfeccionismo; e, sinceramente, não tem nada a ver.

Quando Jesus nos pede: “Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”, Ele nos pede isso dentro de um contexto. O mesmo Jesus nos pede (o que representa a perfeição do Pai): “Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; desse modo vos tornareis filhos de vosso Pai celeste, por que Ele nos faz nascer o sol igualmente sobre maus e bons e cair a chuva sobre justos e injustos”.

Créditos: PORNCHAI SODA by Getty Images

Jesus nos apresenta o cerne e a essência da santidade que devem ser propagados neste mundo, em que,  independente das circunstâncias que nos visitam, devemos espalhar o amor que recebemos de Deus; e, como filhos fiéis, propagar a marca deixada por Cristo, que é manifestada na cruz, o amor redentor.

Se meditarmos um pouco sobre a vida dos mais variados santos canonizados e venerados na Igreja Católica, todos foram homens e mulheres frágeis, com as suas limitações e lutas pessoais, familiares; e, agarrados na graça santificante de Deus, foram ofertando a sua liberdade em prol do bem comum, alguns foram até o martírio.

Diante de tudo isso que partilhamos até aqui, na real, eu posso ser santo?

Essa pergunta passa na cabeça de todo católico que se depara com as suas limitações e, diante de um bom exame de consciência, se prepara para a confissão. Podemos parar nas limitações, como diante de um enorme muro de gelo impossível de ser ultrapassado, ou podemos fazer a mesma experiência narrada na vida de Santa Terezinha, que, diante das sua pequenez, descobre o elevador que poderia levá-la até o Céu, os braços de Jesus e seu Sagrado Coração.

Faça agora mesmo uma experiência concreta com a misericórdia de Deus e coloque diante de Jesus todas as suas misérias e aflições, na certeza de que o amor de Deus tudo redime e supera.

Na real, eu posso ser santo? Sinceramente, você não pode, você deve. Levanta-te e anda com Deus e em direção a Ele.

Deus abençoe você!

Saulo Macena