Na escola do Espírito Santo recebemos o ardor apostólico, a fim de movê-lo para Deus. Monsenhor Jonas Abib aprendeu dessa escola a ser um homem conduzido pela graça de Deus. Ainda em vida, ele disse:
“Por meio do Espírito Santo, conseguimos caminhar por vias mais santas. Por Ele nossos corações são conduzidos ao Alto. Através d’Ele os fracos são conduzidos pelas mãos e os que buscam a virtude e os caminhos retos chegam à perfeição.” (Monsenhor Jonas Abib)
Aprendemos na escola do Espírito Santo a ter uma fé sobrenatural
O evangelista São João narra o encontro de Jesus com Nicodemos (Cf.: Jo 3,3), chefe dos judeus, que o procura durante à noite. Ele já crê em Jesus, mas a sua fé ainda não é uma fé sobrenatural, ou seja, ele crê que Jesus vem de Deus, mas professa uma fé humana, baseada nos sinais e nas evidências daquele que acredita porque vê.
Jesus diz para Nicodemos: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do Alto, não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3, 1-8). Nicodemos vê os milagres que Jesus realiza, no entanto, a resposta de Jesus atesta que somente “ver os milagres não é o suficiente”.
Quando nascemos do Alto, o Espírito Santo nos une a Jesus e, quando levados às águas batismais, nos tornamos membros do Corpo de Cristo, “filhos no Filho”. Temos a liberdade do Espírito Santo; de amar e obedecer a Deus, uma vez que o pecado nos escraviza.
Dentro de nós existe um “caos”
“No princípio, Deus criou o céu e a terra. A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.” (Gen 1,1-2)
Dentro de nós existe um “caos”, o Espírito Santo vem para realizar em nós uma transformação radical, única e definitiva.
A vida de oração é um excelente meio de nos relacionarmos com o Espírito Santo
Devemos, pois, rezar e pedir incessantemente, pois sem uma vida de intimidade com Deus, por meio do Espírito Santo, a alma não progride em santidade. Mesmo considerando-se um humilde pecador, ao receber a visita do Paráclito, que procede do Pai e do Filho, sua vida será renovada.
Você deseja adentrar-se na escola do Espírito Santo? Peça com insistência:
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra!
Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos Vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de Sua consolação, por Cristo, Senhor Nosso. Amém!”
Deus abençoe você!
Maria Rosangela Pereira
Comunidade Canção Nova