Os meios para alcançar o fim tão sublime, que é a santidade, são inúmeros. Santo Afonso, em suas meditações para a Quaresma, destaca particularmente dois: “a oração, que faz o amor divino entrar no coração; e a mortificação, que dele remove a terra e o torna apto a receber o fogo divino. Ganhemos ânimo, comecemos, desde já, a empregar esses meios, e nós também chegaremos a ser santos” (LIGÓRIO, 1921, p. 360-361).

Crédito: PeteWill / GettyImages
É bem verdade que muitas pessoas, por diversos motivos, não almejam alcançar a santidade
Alguns julgando difícil atingi-la acabam por prorrogar essa decisão por Cristo e nunca colocam as mãos à obra. É possível tais almas irresolutas alcançar a santidade? Santo Afonso nos lembra o que disse Santa Tereza: “De semelhante alma o demônio não tem medo. Ao contrário, Deus é amigo das almas generosas”, pois “os desejos matam o preguiçoso; porém, o que é justo dará e não cessará” (Pv 21, 25-26) (Idem, p. 362).
É preciso querer ser santo, mas é a perseverança na resolução em alcançar a santidade que faz um santo. Monsenhor Jonas Abib fala em seus Escritos que “é proibido estacionar” no caminho da santidade, antes, é preciso seguir sempre em frente. Quantos de nós já experimentamos que, na vida espiritual, ou se avança ou se regride. Conforme explica o padre Garrigou-Lagrange: “um principiante que não entra na via dos avançados quando deveria não permanece principiante, mas se torna uma alma retardada” (GARRIGOU, 2011, p. 48).
A santidade sempre foi meta dos santos
Para alcançar a santidade, os santos avançaram da teoria para a prática, meio imprescindível para se chegar à perfeição cristã. Com o auxílio do Espírito de Deus, imitaram aquele que é o Santo dos santos e que abriu um caminho novo para quem quiser segui-lo por meio da sua Cruz (cf. Mt 16,24). Avancemos também nós, abraçando com amor a cruz; meio essencial para se alcançar a santidade. Coragem! A promessa para aqueles que perseverarem até o fim é a vida eterna (cf. Mt 24,13).
Peçamos a Virgem Santíssima as graças necessárias para perseverarmos na busca dos meios até alcançarmos a santidade.
De sua irmã em Cristo,
Rosa Cruvinel