Meditar com Maria  

Meditar com Maria

Ter uma vida interior faz-se necessário para nossa alma. Nas palavras do Santo Padre, o Papa Francisco diz: “Meditar é uma necessidade de todos. Meditar, por assim dizer, assemelhar-se-ia a parar e a dar um respiro à vida.”

Meditar com Maria

Créditos: bauhaus1000 / GettyImagens

Com Maria, aprendemos a grandiosidade desse verbo fundamental: meditar!

“Maria, porém, guardava todas essas coisas, meditando-as no seu coração”. ( Lc 2,19) Guardar no coração, que é o centro da vida; tudo emana dele, é o centro do nosso ser. Maria guardava e meditava. Como diria Frei Inácio Larranaga: “Maria tinha as lâmpadas acesas e, quando os acontecimentos do presente pareciam enigmáticos e desconcertantes, as lâmpadas acesas das lembranças antigas iluminavam a escuridão perplexa da atualidade.”

A meditação ilumina nossas escuridões interiores

Por meio de Maria, aprendemos a meditar e a deixar que essa intimidade com Deus vá clareando todas as coisas. Nossa Senhora abre para nós essa via segura da meditação, que nos arranca do estresse diário, do vazio e da correria, que parece não ter fim.
Em seu livro ‘O Silêncio de Maria’, Frei Inácio ressalta que Maria toma a atitude típica dos pobres de Deus: “Cheia de paz, paciência e doçura, toma as palavras, recolhe-se em si mesma e permanece interiorizada, pensando: Que querem dizer essas palavras? Qual será a vontade de Deus em tudo isso? A Mãe é como essas flores que fecham quando desaparece a claridade do sol; dobra-se interiormente, e, cheia de paz, vai se identificando com a vontade desconcertante de Deus, aceitando o mistério da vida.”

Dobremo-nos interiormente como Maria, guardando e meditando, no coração, os mistérios da vida e da vontade de Deus a nosso respeito

O Catecismo da Igreja, no parágrafo 2708, afirma: “A meditação mobiliza o pensamento, a imaginação, a emoção e o desejo. Essa mobilização é necessária para aprofundar as convicções de fé, suscitar a conversão do coração e fortificar a vontade de seguir a Cristo. A oração cristã procura meditar de preferência “os mistérios de Cristo”, como na lectio divina ou no Rosário.
Com Maria, aprendamos a meditar os mistérios de Cristo, em sua via gozosa, luminosa, dolorosa e gloriosa. Guardemos tudo e meditemos em nosso coração como ela mesmo o fez.
Gilmara Lira
Comunidade Canção Nova

Gilmara Macario Lira