Maria nos visita a cada dia. Especialmente hoje, sábado, dia que é dedicado a Virgem Maria, somos chamados a contemplar a sua presença tão real em nossa vida. A Mãe de Jesus e nossa Mãe vem nos visitar, visitar a nossa casa, vem nos encontrar e promover nosso encontro pessoal com Deus, a fim de confirmar nossa fé, comunicar novas graças e ficar conosco como nossa Mãe e Mestra.
Maria nos visita a cada dia, a fim de nos colocar na tenda do encontro com Deus. Ela é reconhecida pela tradição cristã como a Nova Tenda do encontro. De fato, a ação do Espírito que cobre Maria na encarnação do Filho de Deus, lembra aquela nuvem que cobria a “Tenda do Encontro”, que acompanha o Povo de Deus no deserto, rumo à terra prometida (Ex 40,35.37). Isso significa que Maria caminha conosco e nos coloca dentro desta “Tenda”, onde o Espírito Santo envolve, protege e reveste com a sua glória divina os filhos de Deus.
Maria caminha conosco
Maria nos visita a cada dia, a fim de nos encher do Espírito Santo e confirmar nossa fé em Jesus. A visita de Maria a Isabel é carregada deste significado: Maria visita sua prima que testemunha a ação do Espírito nela. Tal visita fez a criança estremecer no seio de Isabel, ela ficar cheia do Espírito Santo e proclamar sua fé em Jesus como seu Senhor ao chamá-la de “a Mãe do meu Senhor” (cf. Lc 1,41-42).
Maria também nos visita a cada dia a fim de nos comunicar novas graças que nos levam a nos configurar a Cristo. Papa João Paulo II, na Carta Apostólica sobre o Rosário da Virgem Maria, aponta-nos esse caminho de configuração a Cristo com Maria nossa mestra, que ensina o Beato Bártolo Longo: “Tal como dois amigos, que se encontram constantemente, costumam configurar-se até mesmo nos hábitos, assim também nós, conversando familiarmente com Jesus e a Virgem, ao meditar os mistérios do Rosário, vivendo unidos uma mesma vida pela Comunhão, podemos vir a ser, por quanto possível a nossa pequenez, semelhantes a Eles, e aprender destes supremos modelos a vida humilde, pobre, escondida, paciente e perfeita” (João Paulo II,2016, n. 15).
Maria nos visita a cada dia
Maria nos visita como Mãe a cada dia, nos ensinou Monsenhor Jonas Abib. Assim como o Beato, Monsenhor nos incentivou, em nossa vida de oração, a cultivarmos um relacionamento filial com Maria. Foi Deus mesmo quem nos deu Maria como nossa Mãe (cf Jo 19, 25-27). Por isso, podemos desfrutar das graças dessa filiação, a fim de sermos formados por ela. Qual a sua necessidade? Fale com ela, como uma criança fala com sua Mãe. Maria está sempre próxima a nós como mãe providente e como Esposa do Espírito Santo intercede pela nossa salvação.
Que a visita de Maria, a cada dia em nossa vida, faça-nos entrar com confiança filial na Tenda do encontro, sermos repletos da ação do seu Divino Esposo, confirmados em Jesus, a fim de que por, sua intercessão, possamos nos configurar a Cristo.
Abraço fraterno de sua irmã em Cristo.
Rosa Cruvinel
Comunidade Canção Nova