Maria, Mestra do Sacrifício escondido e silencioso

Desde sempre, Maria, escolhida por Deus para ser a Mãe do Salvador, viveu tudo no silêncio e no escondimento. Ela não queria honras para si, mas disse desde o início: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1,38).

Crédito: mammuth / GettyImages

Aquela que acreditou

Tudo sofreu por amor por Seu Filho e pela humanidade, pela Igreja; a Mãe de Jesus e Mãe da Igreja, portanto nossa Mãe, é a Mestra desse sacrifício escondido e silencioso. Ela nos ensina a nos sacrificarmos também no amor e por amor.

“O modelo ideal da irradiação divina, encontramo-lo “na Virgem silenciosa e apostólica em quem o Espírito Santo depôs o Verbo, com a missão de revelá-lo ao mundo” (Maria Reginalda De Jesus O. P./Mosteiro Chrlsto-Rei). No seu silencioso e escondido sacrifício, a Bem-Aventurada Virgem Maria é essa mulher que irradia Deus, revelando Jesus ao mundo pela força do Espírito que habita e age em seu ser.

Aprendamos, com a Virgem Maria, a sacrificar a nossa vida

De forma escondida e silenciosa, sem barulho, sem holofotes, para a salvação das almas, irradiando o amor de Deus, mesmo nas horas mais difíceis do  nosso viver, com a alegria de amar Nosso Senhor, com as nossas dores e ofertas, deixando o próprio Deus agir também para a nossa santificação no cotidiano da vida e nas asperezas de cada dia; como nas grandes aflições do corpo e da alma, pois, como dizia Santa Teresinha, “nada é pequeno, onde o amor é grande”. E foi a Virgem Maria quem mais experimentou isso e nos deu o exemplo; ela é a nossa Mestra nessa arte de amar até o Sacrifício quando mais eficaz, no silêncio e no escondimento.

Nas palavras de uma Monja, Maria Reginalda de Jesus O.P., peçamos a Nossa Mãe querida que nos conduza por esse caminho:  “Venha, portanto, Nossa Senhora, com sua vida tão sublime quão simples, retraçar o caminho do céu. O seu perpassar pela terra deixou um sulco luminoso que vicissitude alguma conseguiu apagar…” Nada de milagres em Maria, mas o mistério de uma santidade escondida nas profundezas de uma alma silenciosa sob o olhar de Deus. Sua vida é uma obra-prima de simplicidade. 

Virgem do Silêncio, esconda-nos nas dobras do Seu manto

Ensina-nos a amar a Jesus, amando e sacrificando-nos por aqueles que o próprio Deus coloca ao nosso lado, dentro e fora da nossa casa. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das Promessas de Cristo! Amém.

Gilmara Macario Lira