Maria era conduzida pelo Espírito Santo

Maria era conduzida pelo Espírito Santo. “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra.” (Lc 1, 35)

Maria era conduzida pelo Espírito Santo

Créditos: thaagoon / GettyImagens

Maria era conduzida pelo Espírito Santo

Segundo a tradição, Ana, a mãe de Maria, era estéril e de idade avançada. Fruto de um milagre, Maria é concebida Imaculada.
Maria foi concebida por um propósito amoroso de Deus pela humanidade, é a Arca da Nova Aliança de Deus com os homens: “Abriu-se então o templo de Deus que está nos céus, e a arca da sua aliança apareceu no templo …” (Ap 11,19). Essa Arca de Deus é Maria: “E apareceu um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas..” (Ap 12,1-2)
Sem pecado e cheia do Espírito Santo, Maria foi agraciada por Deus: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra” (Lc 1, 35). Porém, ela não foi poupada na sua natureza humana dos dissabores próprios da vida, mas deixava-se conduzir pelo Espírito Santo em cada acontecimento, pois cultivava a vida espiritual.

O caminho para a vida espiritual

A vida espiritual é aquilo que o Espírito Santo realiza dentro de cada pessoa. Precisamos fazer o caminho de recuperá-la e tomar consciência do que está nos acontecendo e de como o Espírito está trabalhando em nós interiormente. É fato que Ele está atuando. Pelo batismo, o Espírito de Deus habita em nós e não estamos sós:

É o Espírito da Verdade que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós.” (Jo 14,17)

Podemos seguir os seus passos

Maria era conduzida pelo Espírito Santo, e podemos seguir os seus passos. É preciso querer, é preciso disposição interior, silêncio; atenção para descobrir, nos acontecimentos, o que Ele nos revela. Isso requer tempo de escuta silenciosa: “termos uma urgentíssima necessidade pessoal de nos colocarmos à escuta de qualquer coisa diferente dos nossos pensamentos e emoções.” (Pe Luigi M. Epicoco)

Desse modo, podemos fazer a experiência de ser conduzidos pelo Espírito Santo. É preciso paciência, é um caminho a ser feito com a ajuda do Espírito Santo, reze e peça a Sua ajuda,  pois só Ele  nos conhece verdadeiramente, sabe o nosso ritmo. Ele é o verdadeiro protagonista da vida espiritual, e nos quer fazer protagonista da nossa própria história.

Nilza Maia
Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.