Maria é a mulher orante por excelência, e tudo em sua vida é oração
Maria é a mulher orante; ela acompanhou toda a vida de Jesus e, depois, os primeiros passos da Igreja. Maria reconhece a ação de Deus na sua vida e na história do seu povo.
É por esse motivo que a sua alma se volta totalmente para o Criador; ela fez da sua vida o Magnificat, um canto, um hino de louvor. Em tudo, ela glorifica a Deus, mesmo nos momentos marcados pela dor e o sofrimento. Ela vem nos trazer, pelo seu exemplo e intercessão, alegria e esperança.
Como diz uma linda canção: “Por entre flores, surge uma luz, que ilumina o meu caminho;
Por entre flores, renasce a vida, sufocada por espinhos.
Em meio à dores, ela vem nos trazer alegria e esperança…
… Maria, Mãe do Meu Senhor…”
Nossa Senhora rezava em todos os momentos, e sua vida era uma constante oração, um constante “abandonar-se” em Deus e permitir que Ele a conduzisse para onde Ele quisesse, em meio às circunstâncias tão diversas, principalmente em meio às suas aflições de Mãe.
Maria é a mulher orante por excelência
Somos provocados a buscar nela esse exemplo de alguém orante, somos chamados a nos abandonar, somos chamados a confiar, como Maria, no amor cuidadoso e constante de Deus.
Como disse o Santo Padre o Papa Francisco em uma de suas Catequeses: “Cada um de nós pode colocar-se como Maria, com o coração aberto à vontade de Deus e rezar da seguinte forma: “Senhor, o que Tu quiseres, quando Tu quiseres e como Tu quiseres!”. O Santo Padre ainda ressalta: “Uma oração simples, mas que consiste em pôr a nossa vida nas mãos do Senhor: que Ele nos guie!”
A própria Palavra de Deus nos orienta: “É na conversão e na calma que está a vossa salvação; é no repouso e na confiança que reside a vossa força” (Is 30,15)
Como Maria, que a nossa confiança esteja em Deus, e que nós possamos nos abandonar e repousar n’Ele, confiando em Vossa Santíssima Vontade para nossa vida.
O silêncio de Maria é oração
A presença de Maria por si mesma é oração. Recorramos a ela, a fim de que acalme as nossas inquietações, cure as nossas dores, que ela continue nos acompanhando e nos ensinando a trilhar esse caminho da oração, que aumenta a nossa fé, o nosso amor, nossa esperança. “Sua Mãe guardava todas essas coisas em seu coração” ( Lc 2,51).
Assim como ela guardava tudo, meditando em seu coração, também nesse mesmo coração doce e terno somos acolhidos. Ela é a Mãe da Esperança. Acalentados por ela, somos chamados à esperança, esperança do céu, da eternidade, esperança de salvação, de renovação e alegria verdadeira.
Convido você a rezar pedindo a ela, que é chamada de Onipotência Suplicante, a Mãe da Esperança. Que interceda por você, para que o seu ser se encha de esperança e de paz.
Oração a Nossa Senhora da Esperança:
“Senhora da Esperança, tua alegria era fazer a vontade do Pai. Tua vida era estar
atenta às necessidades dos outros. Intercede por nós! Quando nossa Fé vacila,
quando somos tentados a desesperar, Senhora da Esperança, intercede por nós!
Quando fechamos o coração, quando consentimos a injustiça, Senhora da Esperança,
intercede por nós! Quando parece ser difícil seguir teu filho, quando nos cansamos de
fazer o bem, Senhora da Esperança, intercede por nós! Quando o não se antecipa ao
nosso sim, leva-nos a Jesus Cristo, nossa esperança. Amém!
Gilmara Lira
Comunidade Canção Nova