Maria aos pés da cruz

Maria aos pés da cruz tem muito a nos ensinar. A mãe esteve ao lado do Filho em Sua missão redentora. A compaixão de Nossa Senhora é também a compaixão da Igreja nesta relação tão intensa entre a mãe e o seu Filho amado.

Maria aos pés da cruz

Créditos: by Getty Images / germi_p

Dentre seus atributos, Maria é corredentora, porque não se desviou nem por um instante da obra salvífica de Jesus, sofrendo com Ele não as dores no corpo, mas as da alma.

No belíssimo hino do Stabat Mater, cujas estrofes nos oferecem uma contemplação profunda da Paixão diz:

“De pé, a mãe dolorosa junto da cruz, lacrimosa, via o filho que pendia. Na sua alma agoniada, enterrou-se a dura espada de uma antiga profecia. Oh! Quão triste e quão aflita entre todas, Mãe bendita, que só tinha aquele Filho. Quanta angústia não sentia, Mãe piedosa, quando via as penas do Filho seu!”

De fato, é impossível ouvi-lo sem sentir as entranhas comovidas com o que nos traz a Mãe dolorosa aos pés da cruz.

Maria aos pés da cruz

No exercício da Via-sacra, mãe e Filho se encontram na quarta estação. Não há palavras, e seus olhares se cruzam, porque o verdadeiro amor dispensa as palavras. Maria, aos pés da cruz, tem muito a nos ensinar. Não é possível imaginar que Ela não O acompanhasse durante todo o processo de condenação, ao longo do caminho penoso até o Calvário e, nas horas finais, como nos relata o Evangelho de S. João: 

“Junto à cruz de Jesus estavam, de pé, sua mãe, Maria, a irmã da sua mãe, Maria, a mulher de Cléofas, e Maria Madalena” (Jo 19, 25). 

Nesses momentos, quando vê ao lado de sua Mãe o discípulo amado, Jesus nos entrega o Seu tesouro mais precioso, e nos dá a Ela também como não menos preciosos tesouros; afinal, foi por cada um de nós que Ele sofreu na Cruz.

A graça que foi infundida em Maria é superabundante

Assim, essa relação continua até a eternidade. No céu, onde Maria está em Sua glória, continua a cuidar de todos os filhos que trilham, na vida, o caminho da cruz, porque assim fez como o seu Filho, Jesus.

Ela, deseja formar Jesus em nós, e nos auxilia na nossa via dolorosa, quando as tribulações da vida nos assaltam. Eu acredito firmemente que, lá naquela situação em que a cruz é mais pesada, Ela está, silenciosa, mas operante. 

Que obtenhamos a graça de nos unirmos às dores que traspassaram outrora sua alma sem mancha, a fim de amarmos mais e mais Seu filho amado, nosso Senhor Jesus Cristo.

Maria aos pés da cruz, interceda por nós, amém!

Maria Helena Barbosa
Comunidade Canção Nova

Maria Helena Barbosa