Maria, a Mãe da Igreja gerada por Cristo em Pentecostes, deseja nos mostrar Seu Filho. Aos pés da cruz recebemos, por herança, a filiação de toda a humanidade representada por João (cf Jo 19,26).
Feliz é aquela que acreditou!
Porque acreditou, lá estava Maria presente em Jerusalém juntamente com os apóstolos à espera do cumprimento da promessa de Jesus, a vinda do Espírito Santo.
“Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.” (At 1,14)
Maria, a Mãe da Igreja
Como nossa Mãe, e de toda a Igreja da qual fazemos parte, Ela deseja que sejamos perseverantes e constantes no seguimento de Jesus, obedientes a Sua voz que nos direciona no caminho. Maria quer que escutemos o seu Filho e façamos o que Ele nos diz: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. (Jo 2,5)
Ela tem um objetivo único, levar-nos para Jesus. Maria é um caminho eficaz e seguro para nos conduzir até Ele: “Maria é a escada celeste pela qual Deus desceu à terra e os homens sobem a Deus” (São Fulgêncio).
Para entrar na eternidade, é preciso ter uma meta
Nossa meta é a santidade, que se dá diariamente nos acontecimentos da vida, nas escolhas que fazemos e que refletem nas nossas ações. Nelas, os que convivem conosco puderam conhecer a Deus pelo nosso testemunho de vida e de discípulo de Cristo.
Isso requer constante busca de conversão pessoal diária no exercício contínuo de uma vida virtuosa que nos ensina a ser santos a partir das pequenas coisas.
Maria, a Mãe da Igreja, não abandona nenhum dos seus filhos. Ela caminha conosco lado a lado e, se necessário, nos coloca no colo e nos conduz no caminho reto. Para isso, precisamos pedir e permitir que Ela faça parte da nossa vida diariamente.
Presente no cenáculo, onde os apóstolos estavam trancados numa sala e com medo do que viria acontecer sem a presença física de Jesus, Maria, nesse contexto delicado na vida dos apóstolos, estava lá, de pé, firme na fé, rezando junto, animando e encorajando-os a perseverar.
Maria, a Mãe da Igreja, deseja nos conduzir ao caminho certo
Maria, cheia do Espírito Santo, foi um meio eficaz para o cumprimento da Promessa, no determinante acontecimento do Pentecostes. Ela é um para-raio do Espírito Santo; e onde está Maria, está o Espírito Santo.
Após esse acontecimento, houve grande expansão da Igreja; e mesmo diante das tribulações e perseguições, os apóstolos e fiéis perseveram na fé. Aconteceu então a diáspora dos apóstolos que fez chegar até nós o anúncio do Reino de Deus, que nos fez nos tornarmos cristãos, seguidores de Cristo e membros da Igreja.
Como o apóstolo São João, levemos Maria para a nossa casa, para o mais íntimo de nós, e assim sejamos formados na Casa de Maria ao modo de Jesus.
Um fraterno abraço!
Nilza Maia
Comunidade Canção Nova