Limpeza profunda

Vez ou outra, todos nós precisamos realizar uma limpeza profunda em lugares de nossa casa, caso contrário, corremos riscos que variam de acordo com o ambiente, e as consequências, mais ou menos duradouras, certamente virão. E isso também acontece com o nosso interior. O nosso coração precisa, vez ou outra, de uma limpeza profunda e constante manutenção para manter-se saudável.

Créditos: by Getty Images / Rosendo Serrano Valera

Eu limpo a caixa de gordura da casa onde eu moro a cada três meses, mais ou menos. É sempre uma experiência desagradável, tem um odor muito desagradável, é pegajoso e muito sujo. Mas eu preciso enfrentar tudo isso e realizar uma limpeza profunda nesta caixa de gordura, caso contrário, ela vai entupir bem mais rápido do que a cada três meses.

Mas, se você tiver a coragem de olhar para si mesmo e para dentro de si mesmo, perceberá que também o seu coração precisa de uma limpeza profunda. Há sintomas que nos mostram o entupimento do coração: assim como na pia da cozinha a água demora a escoar, o coração demora a perdoar; há mau cheiro no ralo, assim como há más lembranças no coração; e assim por diante.

Aprendendo com a verdade do Evangelho e a humildade para reconhecer meus pecados é que me torno capaz de realizar uma limpeza profunda no meu coração, enfrentando minhas impurezas, meus maus odores, meus medos e traumas. Com a graça de Deus, me habituo a isso e procuro manter-me limpo e saudável: nada de jogar lixo no ralo, nem óleo, nem restos de comida! Vez ou outra, joguemos aquela água fervente com um produto adequado… E assim, também com o coração.

Coragem, você consegue!

Jarles Pereira