Jovem, tu és modelo para todos, no modo de falar e viver

O jovem é, antes de qualquer coisa, uma pessoa que passa por uma fase sublime

Jovem, tu és modelo para todos no modo de falar e viver. Em tempos de Jornada Mundial da Juventude efervesce o assunto sobre o jovem, entretanto, surgem muitas opiniões em torno deles, mas uma é danosamente compartilhada por alguns religiosos e seculares: a de que o jovem de hoje não tem responsabilidade, que é inconstante e alguém sem propósito.

Esse tipo de percepção revela que muitos têm uma opinião formada sobre jovem, mas poucos, realmente, entendem e dizem algo significante a respeito dessa fase de ouro.

Afirmar esses chavões reducionistas é contradizer o que a Palavra de Deus diz a respeito do jovem, pois existe algo de especial e único nele, que é capaz de transformar o mundo. Na primeira carta de Timóteo, capítulo 4, diz da capacidade de o jovem se tornar modelo para todos, no modo de falar e de viver a caridade, a fé e a castidade; e que existe um carisma sobre ele que, com empenho e dedicação, é capaz de servir e levar a todos a mensagem da salvação. Portanto, a desconfiança sobre o jovem não é uma característica exclusiva desse tempo.

Timóteo deixa claro, em sua carta, quando exorta à comunidade para que ninguém diminua a capacidade do jovem ou que lhes desprezem por sua pouca idade. Jovem é, antes de qualquer coisa, uma pessoa que passa por uma fase sublime, que se destaca por sua coragem e paixão por Deus, por seu entusiasmo, pela vida e sua espontaneidade que desconcerta o mundo. Há jovem na política, jovem empreendedor, jovem santo e missionário nos lugares mais remotos, ou seja, comprometido com causas importantes e nobres. Em todas as fases da vida, existe quem deu certo ou não.

Precisamos suspender nossos preconceitos e entender o outro segundo sua própria óptica e tempo. Afinal, todos passamos por essa etapa e vivemos as alegrias de nossa juventude. Falemos menos e vivamos mais ao lado deles, encorajando-os; assim, teremos resultados surpreendentes. “Ninguém te despreze por seres jovem” (Tim 4,12). Deus acredita em você, a Igreja conta com você e o mundo necessita de sua juventude. 

Deus abençoe você
Ricardo Rezende

Confira também: 
.:A postura do jovem católico na universidade
.:Jovem, não se contente com o que é passageiro
.:A leitura da Bíblia transforma radicalmente a vida de um jovem

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

Ricardo Rezende