Jesus se fez homem para elevar a dignidade do próprio homem

Em Jesus, o homem é assumido em sua totalidade, e sua dignidade ultrapassa até mesmo a dignidade dos anjos

O valor de cada pessoa está ligado diretamente à pessoa de Jesus Cristo. Podemos compreender essa realidade a partir do mistério da encarnação. Jesus, ao se fazer homem, eleva a dignidade de cada ser humano, tornando-a superior a todas as coisas criadas.

Em Jesus, o homem é assumido em sua totalidade, e sua dignidade ultrapassa até mesmo a dignidade dos anjos. Por mais importantes e sublimes que sejam os anjos, eles são apenas criaturas. O ser humano, por sua vez, é filho. Isso nos atesta o Evangelista João: “Considerai com que amor nos amou o Pai, para que sejamos chamados filhos de Deus. E nós o somos de fato” (1 Jo 3,1).

Na encarnação, o Filho de Deus se faz homem, deixando assim Sua glória e magnificência para possuir uma natureza humana. São João Paulo II descreve, na Encíclica Fides et Ratio, que “a encarnação do Filho de Deus permite ver realizada uma síntese definitiva que a mente humana, por si mesma, nem sequer poderia imaginar: o eterno entra no tempo, o tudo esconde-se no fragmento. Deus assume o rosto do homem”. Desse modo, podemos perceber que Jesus se fez homem para elevar a dignidade do próprio homem!

Deus abençoe,
Elenildo Pereira

Confira também: 
.:Deus chama todo homem à santidade
.:Luz da Fé: A glória de Deus é o homem vivo
.:Você sabe a importância da dignidade da pessoa humana?

 

Padre Elenildo Pereira