Jesus pagou o preço de cruz para resgatar a humanidade decaída

Já chegamos ao coração da Semana Maior, início do Tríduo Pascal, um memorável acontecimento da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, que transformou o agir e o modo de ser no mundo.

Um Deus que se tornou semelhante ao homem em tudo, exceto no pecado, lava e beija os pés de Seus discípulos. Ele permite que o prendam, que o julguem, ultrajem, esfacelem, perdendo Seu aspecto humano de tantos maus tratos até a morte. E por quê? Simplesmente por amor!

Eu os convido a procurar, nestes dias, o recolhimento e a íntima oração, de modo a meditar a lamentação de Jesus, que nos coloca plenamente neste mistério de amor. Retire-se, permaneça sozinho e medite com profundidade o lamento do Senhor previsto na liturgia de Sexta-feira Santa:

“Que te fiz, meu povo eleito? Dize em que te contristei! Que mais podia ter feito, em que foi que eu te faltei? Eu te fiz sair do Egito e com maná te alimentei; preparei-te bela terra; tu, a cruz para o teu rei! Bela vinha eu te plantara, tu plantaste a lança em mim; águas doces eu te dava, foste amargo até o fim! Flagelei por ti o Egito, primogênito matei; tu, porém me flagelaste, entregaste o próprio rei! Eu te fiz sair do Egito, afoguei o Faraó; aos teus sumos sacerdotes entregaste-me sem dó! Eu te abri o mar vermelho, tu me abriste o coração; a Pilatos me levaste, eu levei-te pela mão! Pus maná no teu deserto, teu ódio me flagelou; fiz de a pedra correr água, o teu fel me saturou! Cananeus por ti batera, bateu-me uma cana à toa; dei-te cetro e realeza, tu de espinhos a coroa! Só na cruz tu me exaltaste, quando em tudo te exaltei; por que à morte me entregaste? Em que foi que eu te faltei?”.

Esse lamento revela a fraqueza humana, insensível a Deus, que entregou o Seu Senhor. Em resposta, Jesus pagou o preço de cruz para resgatar a humanidade decaída, elevando-a para mais alta dignidade de filho de Deus.

Um Santo Tríduo e uma feliz Páscoa para você!

Deus abençoe
Ricardo Rezende

Confira também: 
.:As virtudes ocultas da Santa Cruz
.:Reze conosco a Oração à Santa Cruz
.:A cruz representa Cristo e o amor que Ele tem por nós

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

Ricardo Rezende