Jesus nos convida a perfeição. Esta busca é desafiadora e transformadora. Ele nos convida a pensar sobre nossas motivações e atitudes íntimas. Ele quer que você e eu sejamos perfeitos não apenas no cumprimento de regras, mais principalmente mudando o coração, como nos exorta no evangelho segundo São Mateus:
“Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai Celeste é perfeito.” (Mt 5, 48)
Aperfeiçoados pelo amor aos irmãos!
Somos chamados a cultivar a bondade, a compaixão e o amor incondicional, não só para com os mais próximos, mas também para com os desconhecidos, os mais distantes, os que pensam de forma distinta, pois a perfeição se refere em fazer a diferença com um testemunho autêntico daquele que, ao fazer uma experiência com o Cristo, passa a agir como Ele. É um convite para crescermos na busca da santidade, crescer em amor, e ser um sinal de fé e esperança para o outro, com empatia e humildade.
Buscar a perfeição nos ajuda a reconhecer nossas falhas, aceitar nossas fraquezas e limitações, permitindo assim que a graça de Deus nos ajude a nos transformar a cada dia. É um processo em que somos moldados, buscando um crescimento espiritual e amadurecimento pessoal que nos leva à vida em Cristo.
Para trilhar esse caminho em busca de perfeição precisamos confiar em Deus que vai nos melhorando ao ponto que desejamos e agimos, para sermos diferentes. É um caminho de fé, confiança, entrega e rendição, no qual reconhecemos que, sozinhos, somos incapazes, mas com Deus, podemos crescer na busca das coisas do Alto.
Quando focamos nas coisas do alto, vamos nos aperfeiçoando pois a perfeição passa pelo cristão cujo o coração e mente estão permanentemente comprometidos com Cristo.
Jesus nos convida a perfeição
Somos convidados a crescer na perfeição com Jesus ou seja, no momento, em que nos convertemos, e pedimos ao Senhor que entre em nossas vidas, acolhemos a perfeição que é o Cristo em nós, e assim, a medida que caminhamos com ele e vamos nos desapegando das coisas, pessoas e realidades a nossa volta, vamos nos aperfeiçoando. Isso significa viver em união com Cristo, estando no mundo, mas não sendo do mundo, fazendo a diferença através de nossas escolhas.
Que possamos seguir Jesus na busca pela perfeição, não como uma tarefa impossível ou opressora, mas como uma peregrinação de amor e crescimento, buscando sempre a vontade de Deus em nossas vidas e pelo Reino dos céus aqui na terra. Que possamos nos tornar mais parecidos com Ele, refletindo Sua luz e amor pelo mundo ao nosso redor.
Renilson Gois
Comunidade Canção Nova