Jesus, caminho de cura

No caminho da cura interior, fazemos também a experiência com Jesus no caminho da cura. Esse processo profundo, que envolve a restauração de nossas emoções, memórias e traumas e também a restauração de nosso corpo físico, conta também com a presença de Jesus Cristo.

Jesus no caminho da cura nos mostra que Ele intercede por nós diante do Pai, desejando nossa total restauração e plenitude.

Jesus, caminho de cura

Créditos: DjelicS / GettyImagens

São João Paulo II nos lembra que «o homem é destinado à alegria, mas, todos os dias, experimenta variadíssimas formas de sofrimento e de dor», e, nesse sentido, o Senhor, nas suas promessas de redenção, anuncia a alegria do coração ligada à libertação dos sofrimentos, nos livra dos males, e também pelos sofrimentos provocados pelas doenças do corpo e da alma, pelas feridas visíveis e invisíveis, sendo caminho para que o homem liberte-se de todo o mal. 

Jesus, no caminho de cura

O Novo Testamento nos traz experiências de Jesus no caminho da cura, uma vez que “na atividade pública de Jesus, as suas relações com os doentes não são casuais, mas constantes. Cura a muitos deles de forma prodigiosa, tanto que essas curas milagrosas tornam-se uma característica da sua atividade: «Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas suas sinagogas, pregando o Evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades» (Mt 9,35; cf. 4,23).

As curas são sinais da sua missão messiânica (cf Lc 7,20-23). Manifestam a vitória do reino de Deus sobre todas as espécies de mal e tornam-se símbolo do saneamento integral do homem, corpo e alma. Servem, de fato, para mostrar que Jesus tem o poder de perdoar os pecados (cfr. Mc 2,1- 12); são sinais dos bens salvíficos, como a cura do paralítico de Betsaida (cfr. Jo 5,2-9.19-21) e do cego de nascença (cfr. Jo 9).” RATZINGER & BERTONE (2000)

Jesus, caminho de cura interior

Jesus, no caminho da cura, reza pela cura de todos nós, mostrando que Seu amor e compaixão não têm limites. Ele deseja que sejamos curados de nossos medos, angústias e feridas que nos impedem de viver plenamente, especialmente quando damos o passo de reconhecer nossas feridas e limitações, nossas vulnerabilidades e dores, nossas amarras a um passado e nossas preocupações com o futuro. 

Quando Jesus reza pela cura de todos nós, Ele está nos chamando a uma vida nova, onde a paz e a alegria prevalecem sobre a dor e o sofrimento, e para uma nova experiência sobre a necessidade de abrirmos nosso coração para a cura que Ele oferece. Essa cura não dispensa os recursos humanos e da ciência, mas a fé é o alicerce para lidarmos com as etapas necessárias em nosso processo de cura. 

Elaine Ribeiro
@elaineribeiro_psicologa 

 

Elaine Ribeiro dos Santos