Imitai os bons

Como filho amado, imitai os bons. É a vontade de Deus a nosso respeito. “Porque Eu vos dei o exemplo, para que, como Eu vos fiz, façais vós também” João 13, 15. Essas palavras de Jesus na Última Ceia, antes dos momentos decisivos de Sua vida, deixam uma mensagem clara e significativa para cada um de nós, seus discípulos. É preciso imitar os bons.

Em nossos tempos, em que a falta de fé e o secularismo avançam sobre o mundo, isso se torna ainda mais importante.

Imitai os bons

Crédito: South_agency by GettyImages

Queremos ver Jesus

No Evangelho de São João 20, 21, alguns gregos se aproximaram dos apóstolos e pediram a Felipe: “Queremos ver Jesus”. Hoje, ainda muito mais, as pessoas têm essa necessidade de ver Jesus, porém, Cristo não está mais entre nós na forma humana, logo, a responsabilidade de mostrá-Lo é nossa.

Foi isso que assumimos no Batismo, reafirmamos no Crisma e a cada Santa Missa: a missão de sermos outro Cristo no mundo. Para isso, é preciso que aprendamos a imitar os bons.

E sermos também os bons a dar o exemplo. As pessoas querem ver Jesus em nossos atos, mais do que em nossos discursos ou postagens nas redes sociais.

Imitai os bons

O Papa Francisco, na “Carta Apostólica Gaudete et exsultate” sobre o chamado à santidade nos dias atuais, traz o exemplo dos santos, que são fonte de testemunho cristão para nós, mas fala muito também da santidade “ao pé da porta”.  Essa santidade está nas pessoas simples, silenciosas, que não fazem alarde, mas que lutam para serem bons cristãos.

A santidade dos pais de família que se esforçam para trazer honestamente o sustento para sua casa e educar os filhos na fé e na piedade; são jovens que se engajam na Igreja e em questões sociais, que estudam, trabalham e se envolvem nas coisas da família; são padres e religiosos que, silenciosamente, cumprem sua missão e vivem sua vocação com fidelidade.

Esses estão ao nosso lado, dia a dia, mas, muitas vezes, não damos atenção, porque as luzes e a pirotecnia dos grandes meios de comunicação e das redes sociais nos atraem mais.

Olhe para os bons ao seu lado

É preciso “cuidado” com os exemplos que nos são oferecidos nos diversos meios de comunicação. Nem tudo o que é oferecido é verdadeiro ou cristão.

Nesse sentido, o desafio que faço a você é que olhe mais ao seu redor. Procure imitar e se unir às pessoas que são virtuosas ao seu lado. Não é questão de encontrar perfeição, mas de encontrar pessoas que buscam ser boas, que lutam para serem justas e, principalmente, que se esforçam para serem de Deus!

Imitai os bons. Os bons que estão ao seu lado. Esteja atento!

Seu irmão,

Deividson Francisco 

Comunidade Canção Nova

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

Deividson Francisco