Ide, fazei discípulos: o apelo, a ordem e a missão
Eis a missão que nos foi confiada: ide e fazei discípulos! O chamado, a proposta que o Senhor nos faz a partir de um encontro pessoal com Ele. Somos convidados a mudar de vida e a levar essa experiência aos irmãos.
Por isso, com o chamado a uma vida nova também nasce o apelo, a ordem, a missão: Ide, fazei discípulos!
O discipulado é um aspecto essencial para a Igreja, alinhado com o chamado de Jesus para ensinar todas as nações. Esse processo vai além de apenas trazer novos seguidores para Cristo, pois envolve um relacionamento profundo e duradouro que promove aprendizado, experiência, discernimento e vida de oração.
Somos promotores do encontro pessoal com Cristo
A vida de um discípulo, que acolhe e quer viver o chamado em anunciar o Cristo, tem início com experiências pessoais, em que os membros compartilham sua vivência com Jesus. Essa experiência partilhada provoca um desejo, vontade em outros, de também terem o seu encontro pessoal com o Senhor.
Sendo assim, fazer discípulos é um processo dinâmico e constante que requer compromisso, paciência e receptividade. É um convite para que todos os integrantes da Igreja participem ativamente na construção do corpo de Cristo, ajudando mais pessoas a conhecer e seguir Jesus.
Por isso, o próprio Cristo, em seu Evangelho, nos exorta a viver esse chamado: “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. ” (Mt 28,19)
Jesus não escolhe os melhores, mais sim os disponíveis ao chamado
Compreendemos que, para nos tornarmos discípulos, não é necessário sermos os melhores. Jesus não fez suas escolhas entre os discípulos com base nas habilidades deles, mas sim porque Ele tinha a certeza do que o Espírito poderia fazer através da vida desses homens.
Aqueles homens, após Pentecostes, foram transformados pelo Espírito Santo. A fragilidade se converte em poder divino, e a insegurança se transforma em ânimo por meio dessa ação do Espírito neles. Assim, ele não se fixa em nossas limitações, pois confia no que o Espírito Santo pode operar em nós e através de nós.
Conduzidos pelo Espírito, é fundamental manifestarmos o desejo de corresponder ao chamado, que nossa missão seja formar homens novos para um mundo novo, não por meio de nossas opiniões pessoais, mas trazendo a essência de Jesus para a vida deles.
Eis a missão a nós confiada
Ser discípulo é cultivar homens e mulheres para Cristo, levando-os a uma experiência de fé que os faz permanecer com Jesus. Por isso, dê passos concretos no desejo de evangelizar, e o Senhor o conduzirá nessa linda missão.
Evangelize com a vida, com propósitos, seja como for, dê uma resposta positiva a esse chamado de amor, partilhe com o mundo a sua experiência pessoal com Cristo, anuncie a todos que Jesus Cristo é o Senhor!
Ide, fazei discípulos! Eis a ordem do Senhor, eis a nossa missão!
Deus abençoe você!
Renilson Gois
Comunidade Canção Nova