Guiados pelo Espírito, a Igreja nos convida a ser cristãos autênticos. Essa belíssima oração nos ajuda a refletir sobre a ação interior do Espírito Santo em nós. “Infundi-nos, Senhor, os dons do Vosso Espírito, para que criem em nós um coração que Vos seja agradável.” (Missal Romano)
A ação interior do Espírito Santo em nós
De fato, a graça santificante, as virtudes teologais e morais infundidas no Batismo nos elevam a um plano sobrenatural e nos tornam capazes de agir sobrenaturalmente e aspirar a Deus e a santidade, uma vez que travamos em nós uma luta contra o pecado.
Precisamos do auxílio do Alto
Nosso entendimento, ainda que iluminado pela fé, é sempre inadequado em relação à santidade de Deus. Nosso modo de agir é imperfeito devido a nossa humanidade, pois Deus, que nos chama, dá-nos também os meios para chegar a perfeição: foi precisamente com essa finalidade que nos concedeu o Espírito Santo. “Ensinar-vos-á todas as coisas” (I Cor 2,10).
O Espírito Santo conhece com perfeição os mistérios de Deus, exigências de santidade como também as necessidades, limitações e fraquezas que trazemos. Então, se você se sente fraco na fé, ouse pedir a força do Espírito Santo.
Guiados pelo Espírito
Deseje ardentemente que o Espírito Santo o pegue pela mão e o conduza à santidade. ‘Na verdade, todos aqueles que são movidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rom 8,14)
Deus concedeu o Seu espírito a todos os batizados, mas, infelizmente, nem todos os batizados são conduzidos por Ele, por esta razão nem todos levam à perfeição na sua condição de filho e filha de Deus.
Somente aqueles que se abandonam com docilidade à ação do Espírito Santo vivem em plenitude a graça da adoção e, como verdadeiros filhos, conseguem chegar ao seu fim: a comunhão com Deus no amor.
Desta forma, não podemos pedir outra coisa senão a de sermos guiados pelo Espírito todos os dias da nossa vida.
Oremos: Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai
e enchei os corações com vossos dons celestiais.
Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.
Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.
A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,
nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.
Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz,
se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.
Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer
que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer. Amém!
Maria Rosângela Pereira
Comunidade Canção Nova